Decorre no dia 25 de maio, no Anfiteatro Amarelo da FCS (Manhã) e no Auditório do CHCB (Tarde).
No âmbito das 1as Jornadas de Têxteis Médicos, vai ser assinalado o encerramento do Projeto MEDTEX, com a apresentação dos resultados obtidos. O evento decorre no dia 25 de maio, a partir das 10h00, no Anfiteatro Amarelo da FCS (Manhã) e no Auditório do CHCB (Tarde). Iniciado em 1 junho de 2009, o projeto consistiu no desenvolvimento de um colchão “inteligente”, composto por uma estrutura eletrotêxtil multifuncional, aplicada num dispositivo médico que maximiza o conforto dos doentes. Este colchão assume múltiplas aplicações, como o mercado hospitalar, geriátrico, e o mercado doméstico, para tratamento em regime ambulatório.
O projeto engloba um conjunto de parceiros estratégicos com equipas multidisciplinares que atuam em diferentes vertentes de conhecimento e áreas de intervenção complementares. Este consórcio é constituído por uma empresa promotora produtora da matéria-prima, detentora da cadeia produtiva e do circuito logístico de distribuição, a Quinta de S. Cosme, por duas entidades do SCTN, que são a UBI e o INOV, e por uma unidade hospitalar, o Centro Hospitalar da Cova da Beira.
A empresa promotora e o Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI foram responsáveis pela estruturação e desenvolvimento de toda a investigação industrial no âmbito da componente têxtil. O INOV teve como missão coordenar o sistema de aquisição, processamento de sinais e desenvolvimento dos algoritmos de controlo. A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UBI, em estreita colaboração com o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), teve a seu cargo a condução e avaliação dos testes de campo em ambiente real (a nível hospitalar e ambulatório).
Ver Programa.
UBInforma nº 309 | 26 maio a 1 junho 2012
|