UBInforma
 

ed. 579 | 19 a 25 maio 2018

  agenda
 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

19-maio | SÁBADO

Revolution Fashion Show + Market
New Hand Lab | 21h00
O Revolution Fashion Show + Market, inserido no programa do Fashion Revolution na Universidade da Beira Interior (FRUBI) inclui um mercado com diversas marcas de alimentação, cosmética e moda sustentável da região da Covilhã e o desfile dos finalistas do I Flash Contest de Moda Sustentável do FRUBI. Além dos alunos finalistas do Concurso, o desfile terá também a participação de seis marcas sustentáveis e nacionais: Pé de Chumbo, Marita Moreno, Näz, Ana Segurado, Atelier de Burel e Vintage for a Cause.
No desfile vão também participar os coordenados selecionados no âmbito do Flash Contest: Fernanda Santos, Carolina Silva de Oliveira, Sara Campos, Joana Martins Carvalho, Bárbara Gomes, Jéssica Leão, Mariana de Sousa Fernandes, Maria Caetano e Daniel Catarino. No mercado participam a ALGUIDAR, Näz, Pura Natureza, Moki Alimentação e Desporto, DeAmor e Musa Natural Cosmetics.
Mais informação

Dia Internacional dos Museus 2018 no Museu de Lanifícios
> INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO | 19 DE MAIO (17h00)
«A Covilhã em aguarelas», de João Salcedas, é inaugurada dia 19 de maio, às 17h00, na Real Fábrica Veiga. O autor é natural de Vila do Carvalho, concelho da Covilhã. A mostra é uma seleção de cerca de sessenta aguarelas, sobre papel fabriano, que mostram, de forma livremente poética e inspiradora, pessoas, lugares e detalhes singulares de diversos pontos da cidade da Covilhã, em diferentes períodos do ano. Fica patente até 15 de julho.
> ITINERÁRIOS CULTURAIS ROTA DA LÃ – TRANSLANA | 20 DE MAIO (10h00-12h00)
Percursos pedestres pelo património industrial «Covilhã, cidade-fábrica» na Goldra
Real Fábrica de Panos (partida) / Centro histórico / Ribeira da Goldra / Pisão Novo / Rotunda do Rato / Real Fábrica Veiga (chegada)
Com a participação livre dos interessados em saber mais sobre a história da cidade e do seu património construído alusivo à indústria de lanifícios, disponibiliza-se um percurso pedestre na área de influência da ribeira da Goldra, apelidada também de ribeira dos Pisões.
Trata-se de um percurso fácil, quase circular, que cobre uma distância de cerca de 3 km e uma duração de 2 horas, que permitirá explorar a ribeira da Goldra, descobrir fábricas antigas, edifícios remodelados, toponímia, chaminés e outros vestígios relevantes. Em diferentes pontos dar-se-á a conhecer a história e as tradições dos lanifícios na cidade.
Mais informação


21-maio | SEGUNDA

X Jornadas de Sociologia
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Anfiteatro 7.21 | 9h00 | até dia 22
O Conselho de Estudantes de Sociologia da Universidade da Beira Interior (CESUBI) promove as X Jornadas de Sociologia nos próximos dias 21 e 22 de maio. Os trabalhos são de entrada livre
Mais informação

Palestra “Papiloma Vírus Humano (HPV) – Há cancros que podem ser prevenidos”
Faculdade de Ciências da Saúde | Anfiteatro Amarelo | 18h00
Sob o mote “Mais vale Prevenir do que Remediar”, realiza-se a palestra onde intervém José Moutinho, médico da área Ginecologia Oncológica no Centro Hospitalar da Cova da Beira e docente da Universidade da Beira Interior. O evento é aberto a toda a comunidade universitária, em especial aos estudantes das áreas das Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, para efeitos de emissão de certificado e deve ser feita aqui.
Mais informação

Provas de Agregação em Medicina
Reitoria | Sala dos Atos | 15h00
Provas requeridas pelo Doutor José Luís Ribeiro Themudo Barata.
Mais informação


22-maio | TERÇA

Ciclo de Aulas-Abertas em Psicologia Clínica e da Saúde
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Anfiteatro 7.22 | 14h00
A Comissão Científica de Curso do 2.º Ciclo/Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde da UBI promove, no mês de maio, um Ciclo de Aulas-Abertas com o objetivo de apresentar um conjunto diversificado de temas, que permitam contribuir para aprofundar e desenvolver o conhecimento em Psicologia bem como proporcionar uma maior aproximação aos contextos de aplicação prática da Psicologia Clínica e da Saúde. As Aulas-Abertas terão lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. O Ciclo termina com Nuno Marques Mendes, psicólogo clínico no Centro de Saúde de São Miguel, ULS Castelo Branco, que profere a aula-aberta “Intervenção Psicodinâmica nos Cuidados de Saúde Primários”.


23-maio | QUARTA

Ciclo de Aulas Abertas 2018 do Mestrado em Ciências do Desporto
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Departamento de Ciências do Desporto | 9h00
No âmbito do 2.º Ciclo/Mestrado em Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior e no seguimento da prática que o Departamento de Ciências do Desporto tem seguido no sentido de aproximação aos profissionais da área, o Ciclo de Aulas Abertas 2018 tem como objetivo abordar um conjunto de temáticas relacionadas com a organização, promoção da atividade física e intervenção no âmbito da saúde. O conjunto destas ações permitirá creditação de 1 crédito na Formação Continua de Professores. A inscrição, a ser feita no secretariado do Departamento de Ciências do Desporto para o e-mail dcdesp@ubi.pt ou pelo telefone 275 329 153, é gratuita para todos os que não pretenderem certificação de professores. Para dia 23 estão marcadas duas aulas-abertas: “Monitorização e controlo do treino no futebol”, por Eduardo Oliveira (Fisiologista do Futebol Clube do Porto), das 9h00 às 13h00; e “Exercício físico e adoção de hábitos de vida ativos em doentes oncológicos”, novamente por Eduardo Oliveira e ainda Anabela Amarelo e Ana Joaquim, ambas do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho.
Mais informação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma