Irá decorrer na UBI, nos próximos dias 24 e 25 de Janeiro, a reunião de lançamento do projeto europeu “Smart and Sustainable Insular Electricity Grids Under Large-Scale Renewable Integration”, no valor de 5 milhões de euros, no âmbito do7º Programa – Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (FP7). Lidera João Catalão, docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica.
O evento, que será presidido pelo Reitor João Queiroz, contará com a presença de uma alta representante da Comissão Europeia para a Área da Energia, do Diretor do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC-ID, Laboratório Associado), com quem a UBI assinará um Protocolo de Colaboração.
O FP7, mais concretamente “Cooperação” do FP7, visa apoiar a investigação em
Projetos em consórcio internacional em 10 áreas temáticas, incluindo a área Energia.
O principal objetivo do programa é o de adaptar o atual sistema energético europeu de forma a torná-lo mais sustentável, mais independente, conjugando várias fontes de energia (incluindo renováveis) mais eficiente e mais seguro, aumentando simultaneamente a competitividade da indústria europeia.
Como instituição líder do projeto, a UBI receberá uma tranche de cerca de 900 mil euros. Fazem parte mais cinco universidades e 11 empresas.
Para mais informações:
http://cordis.europa.eu/projects/rcn/106012_en.html
e
http://www.singular-fp7.eu/home/
UBInforma nº 336 | 19 a 25 janeiro 2013
|