A obra "Pode Portugal ser Competitivo e Empreendedor?" da autoria de João Leitão, com prefácio de Eduardo Catroga, será lançada ao público no Museu de Lanifícios, Núcleo da Real Fábrica Veiga, Covilhã, no próximo dia 21 de março de 2013, pelas 18h00.
A sessão contará com a moderação de Jorge Amaro (Grupo de Estudos Políticos da UBI) e a presença de três oradores convidados, José Ramos Pires Manso (UBI), Mário Raposo (UBI) e Luís Barata, secretário-geral da SEDES.
O contributo desta obra é apresentar eixos críticos de intervenção para o reforço da capacidade competitiva e empreendedora de Portugal. Consiste numa abordagem sistémica que integra, de forma inovadora, três sistemas. Primeiro, o meso, ditado por políticas públicas, competição e instituições. Segundo, o macro, baseado em geografias e redes empreendedoras. Terceiro, o individual, desvendando a morfologia do empreendedor resiliente.
No prefácio da obra, Eduardo Catroga sublinha que «o aumento da capacidade competitiva e empreendedora de Portugal é realmente o desafio permanente da economia e da sociedade portuguesas. Tal exige uma intervenção contínua sobre os sistemas chave para o sucesso competitivo da Nação, nomeadamente, sobre cinco pilares (sistemas) fundamentais: (1) civil e institucional; (2) económico-financeiro; (3) reforma das funções do Estado (para um Estado eficiente e sustentável); (4) desenvolvimento humano e do modelo social; e (5) política externa ao serviço da competitividade do país. A base de tudo é o pilar cívico e institucional. Importa melhorar o quadro institucional da vida portuguesa. O Estado é hoje visto como um domínio exclusivo de partidos, corporações e outros grupos de interesse restritos, pouco transparente e pouco sensível à sociedade.
Ver e-Convite.
UBInforma nº 344 | 16 a 22 março 2013
|