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ed. 589 | 28 julho a 3 agosto 2018

 

Alunos de Moda da UBI apresentaram desfile em Lisboa

 

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Numa iniciativa conjunta da Universidade da Beira Interior, IADE (Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing), e dos Estudantes de Mestrado em BRANDING e DESIGN DE MODA (IADE-UBI) e DESIGN DE MODA (UBI), realizou-se o desfile de apresentação dos trabalhos finais de 2011/12, no dia 12 de Julho, pelas 19h00, no Palácio Quintela em Lisboa bem como uma exposição dos alunos finalistas.

Durante uma hora o Palácio de Quintela foi palco de uma iniciativa que contou com a participação de futuros designers que fizeram desfilar mais de 100 coordenados reveladores do seu trabalho e criatividade ao longo de um ano de formação nos dois mestrados. Enquanto os estudantes de mestrado em Branding e Design de Moda do IADE e UBI apresentaram projetos de criação de marcas e conceitos associados com a materialização em coleções de marcas e conceitos associados com a materialização em coleções de moda, os de mestrado em Design de Moda da UBI apostaram na criação de coleções de autor.

As coleções que foram apresentadas contaram com o apoio e patrocínio do Santander Totta e de várias empresas do sector, para garantir desta forma o contacto com a realidade e as potencialidades da indústria têxtil e vestuário nacional.

 

COORDENAÇÃO DOS PROJETOS DOS ALUNOS DE BRANDING E DESIGN DE MODA (UBI/IADE):
Designer Júlio Torcato, Prof. Rui Miguel,  Prof. Madalena Pereira, Prof. Salomão Ribas ; Designer Fernando Oliveira
Colaborações: Prof. José Lucas, Designer André Dias e Sara Andrade.
Direção de Curso do Mestrado em Branding e Design de Moda (UBI/IADE): Prof. Rui Miguel ; rmiguel@ubi.pt
Vice-Diretora de Curso: Prof. Theresa Lobo (IADE); theresa.lobo@iade.pt

DESCRIÇÕES DAS COLEÇÕES DOS ALUNOS

MARTA RICARDO, traMadesign
martaricardo.design@gmail.com; 964 356 287

Tema da coleção:  singularidade das culturas regionais (padrões de mantas regionais alentejanas)
Descrição da coleção de Marta Ricardo para a marca OLIV
A coleção apresentada tem como inspiração a macro tendência IDIOMATIC que celebra a singularidade das culturas regionais e das comunidades que a moldam. 
Após algumas pesquisas, a escolha recaiu sobre o tema: padrões das mantas alentejanas. A seleção das cores também teve como inspiração as cores utilizadas na pintura das casas alentejanas (ocre e azul) e os neutros (branco e preto).
Os padrões são tradicionais mas o seu geometrismo confere-lhe uma sintonia com a modernidade.
Os tecidos e o corte tem um aspecto mais formal para contrapor com a rebeldia dos padrões.
As cores dão-lhe irreverência, os cortes versatilidade e os materiais sofisticação, tornando-a uma coleção audaz, refletindo assim todo o painel semântico da  marca OLIV.

LISANDRA FERREIRA
lisfferreira@hotmail.com, 924772928

Tema da coleção: Activ army, by Oliv    inspiração militar
Descrição:  Esta coleção apresenta uma inspiração militar, com tons que fogem à norma associativa de militarismo, por possuir um foco nas cores azul petróleo e preto, com apontamentos de dourado. Esta coleção pretende dar uma visão diferente daquele que pode ser o feeling militar numa peça, com a agressividade que lhe é característica em conjunto com uma conotação mais conceptual.
Materiais: 100% polyester em todos os tecidos preto e azul petróleo; botões com aplicação de spray dourado efeito cromado; aplicação de tinta de acrílico azul com mistura de spray dourado em efeito manchado; tachas de aplicação a      quente. Cores: Azul petróleo, preto, dourado .

ANA CATARINA MOUTA 
catarina_mouta2@hotmail.com; 96 481 18 35

Marca: OLIV
Tema da Colecção: “ Summer on Acid ”
Target: Mulher jovem, moderna e activa, que gosta de usar peças irreverentes no seu dia-a-dia.
Breve descrição da Colecção: A colecção inspira-se na tendência “Wonderlab”, que aborda a ciência aliada à moda. Os tons neons em contraste com os pálidos pastéis ganham vida numa verdadeira viagem entre a ficção e a realidade, o psicadélico e o luxuoso, numa mistura irreverente e fantasiosa onde as cores fortes predominam.
Silhuetas: As silhuetas foram desenvolvidas para um corpo atlético, preservando as curvas naturais da figura feminina.
Materiais usados: Os materiais predominantes foram as malhas, a viscose e o seemless.
As cores: As cores predominantes são o rosa, o roxo e o laranja.

ANA MENDES
annyfmendes@gmail.com; 914153210
MARCA: OLIV
Rasgos de sombra // Shadow Rips
O núcleo da inspiração desta coleção é nas sombras, e na forma como a luz e a sombra reagem aos contornos do corpo feminino. 
Enaltece as curvas do corpo, tal como a marca OLIV pretende elogiar e enobrecer, desdobrando-se numa linha citadina, arrojada e com personalidade.   

ANA MARQUES
ana.c.marques86@gmail.com; 917857391
Marca: OLIV
Tema da Coleção // INSPIRAÇÃO: Inspirada em Contrastes. Seguindo duas tendências de cores contrastantes, o pastel e o néon, é igualmente uma combinação entre a rigidez das formas geométricas e urbanas com a fluidez de tecidos, jogando com assimetrias e transparências.
Target: Marca que se destina a uma mulher citadina, com um bom cargo mas descontraído, sem grandes limitações de estilo. É determinada, naturalmente curiosa e empreendedora. A sua atitude é descontraída, gosta de conhecer novas culturas e novas línguas e, aposta num estilo urbano e moderno mas, acima de tudo, próprio.

PAULO MARTINS

Paulo_gui_vid@hotmail.com; 967113559
Marca: Fille d’la Ville
Tema da coleção: A cidade e toda a sua envolvência
Descrição da coleção: A coleção apresentada pretende retratar a essência e objectivos da marca Fille d’la Ville. Uma marca de tendência, jovem, com cariz envolvente que pretende ser prática, versátil e funcional para o dia a dia citadino. As gangas e os produtos mais básicos têm o seu lugar presente numa conjugação com malhas, algodões e sedas em que os padrões abstractos são a imagem da marca nesta coleção.

LILIANA PINA
liliana_pina@hotmail.com
http://www.lilianacreative.blogspot.pt/968485667

Marca: Fille D'la Ville -  (Urban Senses)
Memória Descritiva (Breve Descrição):
Estação: Primavera/ Verão 2013
No âmbito do conceito da marca Fille D’La Ville, o nome escolhido para a coleção foi “Urban Senses”. A marca Pretende desde logo focar-se num público feminino ativo com um poder económico médio alto.
Destina-se a uma mulher jovem  e dinâmica que está sempre a par das tendências e que gosta de diversificar o seu guarda roupa  não só com vestuário mais cómodo, mas também sofisticado não só para as mais diversas situações do seu dia-a-dia mas também para a noite.  Feminina e sensual, prática e citadina, a coleção é composta por malhas e tecidos muito frescos, confortáveis e leves. Num conceito prático e urbano mas também com uma pitada de sofisticação as cores  remetem-nos a uma atitude descontraída bem como relaxante.

VANESSA SANTOS
avmsantos@gmail.com, 934913732
Tema: Peixe Beta
Descrição: A inspiração da coleção Golden Line centra-se no peixe beta e nas linhas da sua barbatana. Refletindo-se também no uso de linho em todos os coordenados.
O uso de cubos dourados acrescenta um toque de luxo às várias peças e acessórios, havendo um contraste entre a fluidez do tecido e a rigidez das aplicações douradas.

INÊS MIRANDA
inesmiranda@gmx.com ;
917 543 323  behance.net/inesmiranda
NOME DA COLECÇÃO: La Mer
Tema da coleção: Mar e criaturas marinhas.
Descrição da coleção: A coleção La Mer visa dar à mulher profissional e socialmente activa de coordenados para várias situações do dia a dia.
A coleção foi inspirada nas criaturas marinhas como alforrecas e outros animais luminescentes que foram traduzidos em linhas simples capazes de capturar a atenção da mulher comum. Foram criadas peças soltas com a intenção de criar uma minicolecção que se possa desdobrar em vários coordenados feitos pelas clientes.

PAULA FLORES
paulinha.mflores@gmail.com;  927104692
Marca: Fille d`la Ville
Tema da Coleção: Vidrieras - As cores e emoções de Antoni Gaudí
Descrição:
Vitrais, mosaicos e cores.  O Arquiteto Antoni Gaudí, a Sagrada Família, Parque Güell e Casa Batlló, inspira a coleção Vidrieras.
Uma mistura de estampa com o transparente. Silhuetas simples, com decotes curvados, que trazem as linhas orgânicas de Gaudí.
Looks com cores e silhuetas fluidas e simples, formam a coleção Vidrieras.
É uma coleção destinada a mulheres divertidas, versáteis e que gostam de se sentir únicas, seja por detalhes ou total look. 

DINA TRINDADE
dinatrindade@gmail.com, 966189051

Marca: Blobs and Drops
Descrição da marca:
A nossa marca surgiu a partir da necessidade sentida em protegermo-nos da chuva, quando expostas à mesma.
Após uma análise de mercado apercebemo-nos que a oferta era limitada quanto ao sexo e às idades, sendo que os poucos produtos que encontramos associam-se, sobretudo ao contexto de trabalho havendo pouca aposta na moda.
Pretende-se, então, uma marca prática, que abranja várias classes sociais e etárias (desde crianças que estão a iniciar a sua vida escolar a adultos) , com uma linha mais clássica e outra mais “fun”.
Descrição da coleção:
Esta coleção de impermeáveis para Primavera/Verão 2013 foi inspirada nas cores e na frescura que algumas frutas transmitem.
As peças apresentadas têm cores fortes e alegres, que dão vida a dias cinzentos de chuva.
Com tecidos leves e translúcidos que sobrepõem-se em diferentes camadas e estampados de frutas, as roupas ganham uma "lufada de ar fresco".

VERA VIEIRA
vera_vieira_01@hotmail.com, 914673836
A presente coleção foi desenhada e pensada para a marca “blobs and Drops”, uma marca que nasceu da constatação da inexistência de artigos impermeáveis ao alcance dos consumidores portugueses. Esta coleção integralmente impermeável, é inspirada no aspeto das mais comuns matérias presentes na natureza e no contraste visual entre essas mesmas matérias.
Sendo os elementos chave as pedras e rochas, a água e a madeira envelhecida. Estes elementos selecionados vão dar origem à paleta de cores, materiais e silhuetas.
O brilho cristalino e a transparência da água contrastam com a robustez e rigidez da pedra opaca, o que se traduz na adoção de vários tipos de materiais com características tão distintas entre eles. O algodão mais baço e rígido, o chiffon brilhante e um pouco translúcido, o poliuretano transparente e macio e, por fim, a diferença de tom e brilho da mesma cor aplicada nos diferentes materiais.
A paleta de cores escolhida está presente na natureza como o verde, corante natural presente nas plantas, o amarelo nas rochas e madeiras, e o vermelho, também em madeiras e rochas oxidadas que sugerem um tom mais alaranjado como o que selecionei, por último o azul que provem do céu e da água. As silhuetas escolhidas são naturais e fluidas (linha A).
Explorando a diferença de tom e brilho da mesma cor aplicada nos diferentes materiais…
Poliuretano: maleável transparente, macio e um pouco baço; Chiffon: fino, brilhante e um pouco   translúcido; Fechos de poliuretano repelentes de água. Algodão e chiffon adquirem tonalidades diferentes e contrastantes quando aplicadas as mesmas cores a cada um.

MARIANA GUEDES
marianaguedes88@hotmail.com; 914463566

Marca: Blobs and Drops
Tema da coleção: Fresh morning- Inspirada nas manhãs frescas em que as gotas caem sobre as folhas e o cheiro da relva molhada se espalha e confere sentido de liberdade.
Target: Mulher jovem ativa, mas ao mesmo tempo descontraída.
Descrição da coleção: Recorrência a sobreposições de peças e brincadeira entre peças impermeáveis e peças para praia.
A paleta cromática principal escolhida foi o branco e o azulão e como paleta cromática secundária é o verde lima e preto.
Optei por matérias-primas como o chiffon de poliéster e algodão que para o efeito sofreram acabamentos de impermeabilização e a malha seamless de poliamida usada nas peças de praia. As silhuetas presentes são a seda natural e linha A.
O padrão, inspirado em gotas, e os recortes são os principais elementos característicos da coleção.

INÊS VIDAL
 91 688 06 00 | m.ines.marquesvidal.com
Tema da Coleção: ALOOK - Sophisticated Look.
Breve descrição da coleção:
Uma coleção Primavera-Verão 2013 com tecidos leves e dinâmicos, cores neutras e femininas, formas geométricas e características.

VANESSA MONTEIRO
vanessamont_1@hotmail.com, 967062624

Marca: ALOOK
Tema da coleção: 3D em tela “Branca”
Target: mulheres entre os 25 e os 45
Descrição: esta mini coleção surgiu a partir da observação de uma peça de cerâmica cor cru que apresentava
saliências e pequenos volumes. A partir daí o plissado foi usado como elemento condutor da coleção com o objetivo de criar a tal tridimensionalidade.
Esta mini coleção está projetada para uma mulher dinâmica, clássica, mas que não descuida o seu gosto por arriscar no dia-a-dia.

SOFIA ROCHA
sofiacrocha@gmail.com

Marca: ALOOK
A minha coleção tem como base o conceito cultural que se traduz numa imagem minimalista, clássica, expressiva e cultural.
Para a representar escolhi como conceito principal a androginia pois pretendo representar uma mulher minimalista, determinada, e com um estilo masculino
sem deixar de ser feminina, procurando dar importância aos detalhes e utilizar pele para os mesmos.

TERESA SALOMÉ
salome.caetanoalves@gmail.com,  91854870
MARCA: ESSERE
Tema colecção: Living on Dreams
A marca nacional  reúne aspectos como simplicidade,  sofisticação, criatividade,   atualidade,       versatilidade, independência e elegância, implementando um novo nome com raízes italianas no mercado nacional, “Essere”.
Essere, é em italiano o verbo, “ser/estar”. O nome da marca pretende aspirar a cada consumidora o desejo de serem e estarem onde mais desejam.
A marca é apresentada num estilo “urban chic”, com vestuário feminino e acessórios. Destina-se a um público- alvo entre os 20 e os 35 anos, ou seja, para uma mulher jovem.
A colecção “Living on Dreams” primavera-verão 2013, faz uma alusão a um mundo feminino de sonhos. Um mundo que pretende ser simples e inocente permitindo a extensão a qualquer situação, ou seja permitindo que cada mulher consiga alcançar os seus sonhos.
A cor branca e azul remetem-nos exatamente a esse mundo imaginário, o preto à elegância e os pormenores como as aplicações douradas à diferença e à sofisticação.

 

DESFILE DOS ALUNOS DO MESTRADO EM DESIGN DE MODA (UBI)

Coordenação do Projeto(UBI): Designer Júlio Torcato, Prof. Rui Miguel, Prof. Maria José Geraldes, Prof. Madalena Pereira
Colaborações: Prof. José Lucas, Designer André Dias e Sara Andrade.
Direção de Curso do Mestrado em Design de Moda (UBI): Madalena Pereira; mmrp@ubi.pt; 916707831

ANA LUÍSA OLIVETTI
nalu.moda@gmail.com; 965 666 547

“A coleção Zummm….., da marca Amigo Imaginário, traz como referência o Filme BeeMovie: a vida de uma abelha, que mostra a vida, ou seja, o mundo que existe dentro de uma colmeia, todos os segredos escondidos para a produção do mel. Assim como a colmeia, a coleção traz surpresas escondidas nos pequenos detalhes.
Estampas geométricas coloridas que aparecem nos bodies, fazem alusão aos favos da colmeia, assim como os forros, em folhagem verde, remetem a natureza.
Malhas e tecidos também são produzidos com diferentes texturas de fios e de estruturas para evidenciar esse mundo.
Formas rígidas, estruturadas e com elementos orgânicos, que se referem a vida regrada e organizada das abelhas na produção do mel e implementação da colmeia, como uma grande empresa a funcionar. Construção das peças versáteis construída em camadas, onde apresentam detalhes escondidos com interferências na superfície dos tecidos, evidenciam a estrutura dos favos de mel. Peças que permitem modificações e transformações, levando a criança ao exercício do imaginário. Os acessórios completam esse visual lúdico da fantasia, onde a criança cria o seu mundo, porém não se torna caricata ao vestir, como se vestisse uma fantasia propriamente dita. 
Uma coleção dinâmica, mágica e envolvente, capaz de levar a criança a descobrir e criar novos mundos possíveis.” (Ana Luísa Olivetti, 2012)

CLARA FERNANDES
lemoes89@hotmail.com; 962302900

Marca:The C.
“Tema da coleção: Combinação de roupa tirada do vestuário masculino com toques femininos
Target: Jovem mulher ativa/ trabalhadora, situada na zona do Marais, Paris.
Descrição: Esta coleção coloca-nos em paris, no marais, um bairro onde a aparência é importante e onde modernidade e linhas clássicas encontram-se.
Esta coleção destina-se a mulheres com uma vida profissional muito ativa onde surge a necessidade de um estilo simples mas ao mesmo tempo sofisticado.” (Clara Fernandes, 2012)

THAYENNE REZENDE 
thayenerezende@gmail.com

Pink is the color ofobsession, foiprincipalmente inspirada pela cor rosa e o glamour que nela existe.
Os shapessão em sua maioria retos e soltos, identificando assim o conforto para umanoite agradável e divertida. A sensualidade da transparênciatrazendo o mistério e luxo.
Com a mistura de todos esses elementos, a Diximostra sua identidade na coleção,claro sempremuito atual, dinâmica e divertida.” (Thayenne Resende, 2012)

RICARDO PASSAPORTE

www.ricardopassaporte.com

“A minha coleção é masculina, maioritariamente branca dos pés á cabeça, apenas com alguns detalhes a preto.
O nome da marca é exactamente o meu nome (Ricardo Passaporte).
A coleção foi inspirada pelos sem-abrigo, aproveitando algumas caracteristicas como o sobreposicionamento da roupa. O seu público são pessoas ligadas á arte, pessoas com um espirito citadino.”(Ricardo Passaporte, 2012)                                   

OU RITA OU ROSA   
rita_f_rosa@sapo.pt

“ O Tema da minha coleção: "What the water gave me"
Descrição: Esta coleção tem como conceito base a água. A água nas várias dimensões e estados. A água, que no inverno cinzento cai do céu no estado liquido, cobre os nosso corpos e encharca a nossa roupa puxando-a para baixo e pesada. A água que congela e se transforma em gelo, transparente e rígido ou a neve, branca que se espalha pelos montes no Inverno, dando um toque suave ao cume das montanhas.
Esta coleção é como a água, tem vários aspectos: fluída, longa, rígida, ondulante, brilhante e luminosa.” (Rita Rosa, 2012)

PLÁCIDA MENDES    
atebreve_89@hotmail.com; 963803622

STUCK
“O Tema da minha coleção: MINIMALISMO, numa tentativa de clarificar e simplificar tudo o que existe ao nosso redor e em nós mesmos.
Coleção: esta coleção foi pensada para mulheres e homens práticos, simples e com uma visão clara do que pretendem, todavia encontram-se presos a algo, a um pensamento, a uma escolha a um objectivo (essa limitação encontra-se representada nas mangas de algumas peças). Com curiosidade para ir mais além mas com algum receio de avançar – estas são representações dos jovens adultos de hoje.” (Plácida Mendes, 2012)

ANA AMARO  
ana_amaro2@hotmail.com, 914788218

“A minha coleção não tem nome e tem como base uma viagem de viajantes urbanos por uma grande cidade que sofre uma catástrofe natural. Esses viajantes vão tentar encontrar a natureza que surge entre o betão dos prédios destruídos. Essa natureza é a nova esperança e simboliza um novo começo.”

PRISCILA FRANCO
pritt.franco@gmail.com ; telemóvel: 964 483 138
Tema da coleção; Eiffel Extremes
Para a coleção Eiffel Extreme da marca SoulRak, para a estação Outono/Inverno 2013, a inspiração vem da Torre Eiffel e os seus extremos, forma, sua imponência, sua silhueta, os desenhos das ferragens, além do estilo artístico e arquitectónico nos quais ela foi inspirada. Foram utilizadas duas malhas, uma na cor cinza de um lado das peças e do lado oposto outra em diversas cores sóbrias valorizando a modelagem recortada das peças criadas pela designer. As peças trazem consigo a sustentabilidade tão buscada nos dias de hoje, pois toda a coleção combina entre si e as peças de um coordenado podem ser utilizadas com as de outro. As peças são ainda, todas de dupla face e podem ser utilizadas de diferentes formas, de acordo com o conceito trabalhado pela marca.

CATARINA PIMENTA
Catarina.rpimenta@hotmail.com; 963524578

Marca: Catarina Pimenta
Nome da Coleção: Modernidade consciente
Resumo da coleção: O conceito e inspiração da coleção remetem para a sustentabilidade, ecologia e natureza, envolvendo também a arquitetura e design sustentável, trabalhando a dualidade entre o estruturado e o orgânico, entre a natureza urbana e a natureza orgânica, através das formas, das cores e dos materiais rígidos contrastados com os materiais mais finos, na criação de peças de vestuário. Assim, na coleção joga-se com contrastes de volumes, de assimetrias e de materiais transmitindo um estilo jovem, urbano, irreverente e eco.

BENILDE REIS
benilde.reis@hotmail.com

“O Tema da minha  coleção: SECOND LIFE REPLAY
O conceito da marca inspira-se no protagonista da série norte-americana Californication, Hank Moody, (apenas na sua personalidade).
Street wear NY; jogando com o comprimento das peças; sobreposição das peças, calças de bombazine. A cor amarela da coleção é baseada na cor dos táxis de NYC.” (Benilde Reis, 2012)

RAISSA RIOS
raissariosviana@gmail.com

“Coleção: A marca "A Priori" apresenta a coleção Paradoxo, Outono - Inverno 2012 / 2013.
A estética do design da coleção é inspirada na arquitetura de duas eras. O estilo gótico e misterioso  da época medieval faz parte da identidade visual da coleção, contrastando com a delicadeza das formas arredondadas do estilo art nouveaux identificada nos detalhes das peças.” (Raissa Rios, 2012)
"Se você tentou falhar e conseguiu você descobriu o que paradoxo"

SOLANGE FERNANDES
soltimm@hotmail.com; 960051061

“A minha marca:  SOLANGE FERNANDES
Tema da coleção: Harmonia das Formas
Target:  Mulher, clássica e contemporânea, vida social ativa
Descrição:  A Coleção “Harmonia das Formas”, inverno 2013, buscou o equilíbrio das formas na junção das linhas retas e curvas.  Nas linhas retas, as preferidas de Le Corbusier,  pode-se  identificar o alongamento da silhueta feminina; já nas linhas curvas, inspiradas em  Oscar Niemeyer, revela-se a sinuosidade do corpo feminino.” (Solange Fernandes, 2012)

LUCAS DINOÉH
dinoeh@hotmail.com; Telemóvel: 937978087

“Signos: Uma viagem a Marrocos
Marrocos é um País onde as mulheres não possuem liberdade para expressar a sua subjetividade, sua função é casar e ter filhos. O que fazem? Narram suas experiências em cerâmica e tapeçaria, através de símbolos e o conjunto dos mais diversos significados.
Neste ponto tenho a inspiração para a coleção: Signos: Uma viagem a Marrocos. É um mergulho na cultura e na iconografia das tribos bárbaras marroquinas.
Essa polissemia é transformada em ícones. A coleção é trabalhada dentro da estética Kitsch, no princípio da acumulação e da apropriação. Os signos são apropriados e é agregado a estes um novo significado.
A exacerbação da polissemia são transferidos às padronagens e texturas das malhas desenvolvidas para a coleção em fios mistos de lã e acrílico. As cores em tons azul petróleo, amarelo ouro e vermelho alah foram as usadas...       porque que não se embriagar também desta polissemia???” (Lucas Dinoéh, 2012)

ERMELINDA SILVA
ermelinda.mandlaze@gmail.com; 918358630

Be dynamic/Be modern
 “Esta minha coleção tem como tema central os edifícios dinâmicos (os edifícios do futuro), adoptando assim um look mais futurista. Para completar este tema é mesclado a estética da coleção dos anos 50, nomeadamente a lingerie dessa época. “ (Ermelinda, 2012)

UBInforma nº 317 | 21 a 27 julho 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
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