O Gespubi - novo modelo de gestão em desenvolvimento na UBI , para além de otimizar toda a gestão de informação vai fomentar o uso de novas tecnologias como os smartphones e tablets para uma maior acessibilidade e mobilidade.
Operações como pedidos de Ajudas de custo, validar requisições, consultar dias de férias ou dispensas estarão à distância de um clique no telemóvel. “Este é mais um importante passo no acesso e democratização da informação que conduzirá a uma maior eficiência por parte de todos os intervenientes nos processos”, salienta Carlos Araújo, administrador da UBI e líder do Gespubi.
A Universidade contribui assim para o cumprimento do Eixo 4 do Plano 2020 “Uma universidade que ganha eficiência e aposta na qualidade”, constituindo-se um eixo instrumental em relação aos restantes, aglutinando a estruturação dos grandes instrumentos que servem e suportam as linhas de ação a desenvolver nos outros eixos, facilitando e dando coerência às ações que partilham recursos. Os seus objetivos englobam o desafio de sensibilizar e mobilizar os diferentes níveis de gestão e toda a comunidade universitária para o contexto de mudança, nomeadamente:
- promover um modelo de organização, funcionamento, gestão e governo da Universidade centrado na eficiência, na qualidade e na responsabilidade;
- gerir o património numa perspetiva global e com uma dinâmica plurianual coerente de conservação, valorização e desenvolvimento;
- criar condições para gerar uma Universidade capaz de aprender coletivamente e de se mobilizar para a mudança encarando de forma positiva e ativa a concretização das modificações decididas;
- consolidar uma nova imagem para a Universidade onde a Universalidade do Conhecimento se articule, harmoniosamente, com o compromisso com o território específico que acolhe a UBI.
A implementação do projeto GESPUBI, com base no BPM (Business Process Management), pretende envolver toda a comunidade académica de forma a aumentar a eficiência na utilização dos recursos existentes, incrementar a eficácia na realização dos objetivos e assegurar eficazmente a satisfação de todos os envolvidos, nomeadamente, professores, funcionários, alunos, investigadores e entidades externas que contactam com a UBI.
UBInforma nº 358 | 8 a 14 junho 2013
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