UBI passa com distinção na avaliação da EUA

O impacto da implementação das recomendações resultantes da avaliação de 2008 e a sua integração na estratégia seguida pela UBI e no desenvolvimento do Plano 2020 mereceram o forte aplauso da Comissão de Avaliação da European University Association (EUA), na apresentação das conclusões preliminares aberta à comunidade académica, no passado dia 10 de outubro.

Tendo passado em revista os desenvolvimentos empreendidos, desde 2009, nas várias áreas de intervenção, a Comissão da EUA sublinhou a importância de medidas como a criação do Fundo de Apoio Social, da valorização do mérito pedagógico, do alargamento das metodologias inovadoras de ensino, da promoção do WinUBI até à criação do UBImedical, entre outras.

A Comissão da EUA reconheceu ainda que a UBI se encontra agora provida de uma orientação estratégica perfeitamente definida e enunciou algumas recomendações no sentido de apoiar a sua execução e de aprofundar as ações já empreendidas. O alargamento das relações bem sucedidas com o tecido empresarial, a interdisciplinaridade entre faculdades, o aumento da captação de mais verbas externas para investigação foram algumas das recomendações deixadas pela EUA.

As conclusões do relatório oral agora apresentadas “são muito positivas para a UBI. Há ainda muito para fazer, sem dúvida, mas fica a certeza que estamos na direção certa. Este é um reconhecimento de todo o trabalho e esforços que têm sido  desenvolvidos desde 2009”, sublinha o Reitor João Queiroz.

A Comissão de Avaliação da European University Association (EUA) visitou a UBI, entre os dias 8 e 10 de outubro, tendo como base de trabalho o relatório de autoavaliação decorrente da candidatura ao follow-up da avaliação encetada em 2008, no âmbito do programa de avaliação institucional da EUA.

O relatório de autoavaliação é o produto do trabalho desenvolvido pela Comissão de Autoavaliação da UBI que, ao longo de reuniões semanais realizadas entre março e julho de 2012, promoveu uma ampla análise e reflexão sobre aspetos-chave da instituição e abordou questões relacionadas com a implementação das recomendações emanadas da avaliação inicial.

UBInforma nº 325 | 20 a 26 outubro 2012