UBI integra a Rede Portuguesa para o Desenvolvimento do Território

A Universidade da Beira Interior integra a Rede Portuguesa para o Desenvolvimento do Território – Instituto do Território (IT), uma ONG recentemente criada que congrega a generalidade das mais importantes universidades e polos tecnológicos portugueses em matéria de investigação e conhecimento nos domínios do Território e do Desenvolvimento Territorial, além de personalidades com reconhecido mérito neste âmbito. A cerimónia de apresentação pública desta rede, que decorreu no passado dia 23, na Fundação Calouste Gulbenkian, foi presidida pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.

Com a formação do Instituto do Território pretende-se inventariar todos os recursos endógenos, de forma a potenciar uma dinâmica de recursos que possam contribuir para o desenvolvimento económico e social das regiões e do país. Além da elaboração de projetos para terceiros, mediante acordos de colaboração, a Rede Portuguesa para o Desenvolvimento do Território vai investigar e produzir informação no domínio do território, numa base permanente, a partir de 2012. A intenção é criar instrumentos, soluções e doutrinas que permitam ao país aproveitar melhor os seus recursos no que respeita à organização territorial, aplicando-os em projetos económicos, sociais e culturais capazes de suscitarem o progresso integrado das várias dinâmicas de desenvolvimento.

UBInforma nº 292 | 28 janeiro a 3 fevereiro 2012