Professor da UBI participa em livro “Ecologies of Faith in New York City” lançado nos Estados Unidos

Donizete Rodrigues, docente do Departamento de Sociologia da UBI, é autor de um capítulo no livro “Ecologies of Faith in New York City” sobre imigrantes brasileiros e Pentecostalismo na cidade de Nova Iorque, tendo sido lançado recentemente nos Estados Unidos. A participação do professor da UBI surgiu na sequência de um projeto  desenvolvido enquanto professor-visitante na Columbia University entre 2009 e 2010.

“Ecologies of Faith in New York City” examina os padrões de cooperação inter-religiosa e de conflito na cidade de Nova Iorque. Explora como congregações, religiosamente diversas, interagem com os arredores, tendo como base de pesquisa bairros etnicamente mistos e em rápida mudança naquela cidade. Os ensaios no volume descrevem como instituições religiosas moldam e são moldadas pelos seus ambientes, que novos papéis assumiram, e como eles se relacionam com outros grupos religiosos na comunidade.

Donizete Rodrigues é Professor Associado de Antropologia com agregação em Sociologia da Universidade da Beira Interior e Professor Titular Convidado da Universidad de Salamanca. É ainda investigador do Centro de Estudos de Migrações e Minorias Étnicas da Universidade Nova de Lisboa. Tem colaborado, como professor-visitante em várias universidades estrangeiras: Brest (França), Uppsala (Suécia), Bristol e Oxford (Inglaterra), Goa (Índia), Iasi (Roménia), São Paulo e São José (Brasil). Colaborou na Encyclopedia of New Religious Movements (Nova Iorque, Routledge, 2006) e é autor de várias obras na área da Antropologia e da Sociologia da Religião.

O livro foi publicado no Indiana University Press no dia 28 de Novembro de 2012 e já se encontra à venda na seguinte hiperligação:

UBInforma nº 335 | 12 a 18 janeiro 2013