Presidente da Comissão Europeia recebe Comissão Permanente do CRUP

A Comissão Permanente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), à qual pertence o Reitor da UBI, solicitou um encontro com o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, para manifestar a sua disponibilidade para responder aos desafios específicos das universidades públicas portuguesas, no quadro das Estratégias da União Europeia para a modernização do ensino superior. O encontro decorreu no passado dia 6 de janeiro, em Lisboa.

O enquadramento na Agenda Europeia para a modernização do ensino superior das universidades públicas portuguesas, programa que está a ser negociado agora e que prevê o financiamento da modernização do ensino superior através de currículos mais inovadores e maior ligação às empresas, a livre circulação de alunos, docentes e investigadores, bem como a junção dos seus objetivos a médio prazo, foram alguns dos assuntos abordados pelo CRUP. Trata-se de um “grande desafio”, pois foi a primeira vez que os reitores, coletivamente, abordam a Comissão Europeia para manifestar “capacidade para trabalhar em conjunto”.

No final da reunião, António Rendas, Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, referiu que “o CRUP espera, neste momento, poder acompanhar as negociações – porque a verba não está atribuída na sua globalidade – e poder ser informado, o mais rapidamente possível, de quais são as áreas onde os financiamentos vão ser atribuídos para podermos preparar as nossas candidaturas”.

António Rendas espera que, no decorrer deste ano, se realizem várias reuniões com Durão Barroso e comissários europeus responsáveis pelas diferentes áreas, à medida que forem sendo identificados os programas, no âmbito do plano atualmente em discussão pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu.

UBInforma nº 290 |14 a 20 janeiro 2012