Nova publicação sobre sistemas de energia elétrica

O docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior, João Catalão, desenvolveu uma nova publicação onde reúne artigos dos mais importantes investigadores do mundo na área dos sistemas de energia elétrica.

Electric Power Systems: Advanced Forecasting Techniques and Optimal Generation Scheduling” é o título da mais recente publicação do diretor do 2º ciclo em Engenharia Eletromecânica. Nas 462 páginas deste livro técnico distribuído pela CRC Press (Taylor & Francis), João Catalão reúne um conjunto de importantes artigos científicos que fazem o balanço dos mais recentes avanços na área de sistemas de energia elétrica, no que concerne às ferramentas computacionais de previsão e às metodologias de otimização. Desde investigadores do Líbano, Brasil, Irão, Singapura e Colômbia, passando pela Dinamarca, Alemanha, Espanha, Grécia, Holanda, Reino Unido e Itália, são vários dos melhores do mundo que desenvolvem visões científicas de qualidade sobre técnicas avançadas de previsão e programações matemáticas adequadas para tornar estas soluções ainda mais eficazes.

João Catalão, que tem orientado e publicado múltiplos estudos nesta área foi editor deste livro. Coube assim ao docente da UBI a criteriosa escolha e seleção dos autores dos artigos que dão substância à nova publicação onde se apresentam os mais recentes desenvolvimentos em sistemas de energia elétrica. Um trabalho que se assume desde já como uma referência para os leitores interessados em adquirir competências em modelação matemática, previsão, simulação e otimização de sistemas de energia elétrica. De entre as várias particularidades do livro, destaca-se o facto de apresentar novidades de vanguarda e desenvolvimentos de topo no que respeita à previsão e otimização destes sistemas. Algo que está na compreensão e resolução de problemas fundamentais na gestão dos sistemas de geração de energia.

O conjunto de metodologias para lidar com a crescente incerteza e risco na produção de eletricidade contempla várias soluções de problemas do mundo real. Segundo o editor, o livro começa com uma visão geral dos sistemas de energia elétrica. Uma vez que a capacidade de lidar com a incerteza e risco é crucial para as empresas de geração de energia, a segunda parte do livro examina as mais recentes metodologias de previsão da carga elétrica, previsões de curto prazo do preço da eletricidade e da potência eólica.
Utilizando casos de estudo reais, a terceira parte do livro investiga uma utilização mais favorável das fontes de energia (hídrica, térmica e eólica) tipicamente disponíveis. Os capítulos desta secção pretendem também servir de apoio à decisão no planeamento operacional de sistemas energéticos sustentáveis, baseado em programação matemática para empresas de geração de energia.

João Catalão passa agora também a ser editor chefe de um número especial na publicação científica “IEEE Transactions on Smart Grid”, a melhor revista científica mundial da especialidade em redes inteligentes de energia, juntando-se aos atuais cargos de editor da “IEEE Transactions on Sustainable Energy” e membro do conselho editorial da “IET Renewable Power Generation”, as melhores revistas científicas mundiais da especialidade em energias renováveis e sustentabilidade energética.

UBInforma nº 307 | 12 a 18 maio 2012