Masterclasses em Física das Partículas na UBI

No dia 10 de março, o Departamento de Física da UBI irá, pela quinta vez, participar na organização das MasterClasses, uma iniciativa a nível europeu e internacional, no âmbito do IPPOG (International Particle Physics Outreach Group).

O Departamento de Física da UBI irá, pela quinta vez, participar na organização das MasterClasses, uma iniciativa a nível europeu e internacional, no âmbito do IPPOG (International Particle Physics Outreach Group), que pretende levar jovens entre os 15 e os 18 anos às Faculdades ou Institutos, onde trabalham Físicos na área da Física de Partículas Elementares. Nesta atividade, parcialmente apoiada pela Agência Ciência Viva, a ideia é mostrar a esses jovens o tipo de atividades que são desenvolvidas na Física Experimental de Partículas.

Na UBI, as MasterClasses estão agendadas para o dia 10 de março, com um programa que se inicia às 9:00 e termina às 17:30. Este programa consiste basicamente no ciclo típico de atividade de um cientista: aprendizagem, experimentação, discussão e apresentação de resultados, havendo no final algum espaço para uma autoavaliação. Antes de terminar haverá uma vídeo-conferência, moderada por um cientista localizado no CERN, onde serão discutidos os resultados obtidos e durante a qual os participantes terão uma perceção da realidade internacional da Ciência que se faz hoje, em especial da Física de Partículas.

Anfiteatro I

09:15 | Registo
09:30 |Sessão de Abertura
João António de Sampaio Rodrigues Queiroz – Reitor da Universidade da Beira Interior

10:00 | “ Mas afinal, para que serve esse Higgs”
Paulo Parada – FCUBI

10:25| “Bactérias e reatores nucleares”
Pedro Almeida – FEUBI

10:50| “AMS: um observatório de ralos cósmicos na estação espacial à procura de matéria escura, antimatéria …”
Fernando Barão – IST

Cantina

11:45 | Almoço/Discussões informais com doentes/investigadores

Sala de Terminais

13:30 | Tutorial: “Identificando partículas num evento”
Sandra Soares – IST

13:50 – 14:50 | Atividade experimental

Anfiteatro I

15:00 | Discussão e videoconferência europeia
17:30 | Fim do evento

Distribuição de certificados e recordações

A inscrição pode ser efetuada através do endereço: shsoares@lip.pt.

Mais informações.

UBInforma nº 298 | 10 a 16 março 2012