IT celebrou 20 anos com Workshop na UBI

Por ocasião do 20º aniversário do Instituto de Telecomunicações (IT), no dia 29 de Maio de 2012, o IT organizou o WORKSHOP 20 YEARS OF INSTITUTO DE TELECOMUNICAÇÕES (10th Anniversary of IT-Covilhã) na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior.

Durante estes 20 anos, o IT conseguiu congregar saberes e capacidades no sector das telecomunicações dispersos por grupos de investigação diferentes em Portugal e construir uma instituição sólida que se perfila como uma referência nesta área. Durante este período, o desafio de reunir investigadores de universidades e empresas distintas materializou-se numa rede de investigação em telecomunicações criativa e dinâmica, com uma equipa excepcional que conta, hoje em dia, com mais de 200 investigadores doutorados, 200 alunos de doutoramento e 400 alunos de mestrado. O conjunto dos investigadores do IT publica mais de 250 artigos por ano em revistas com revisão pelos pares, registando aproximadamente 14800 citações acumuladas a artigos do IT publicados em revista no ISI Citation Index, correspondendo a um índice h igual a 52, dado que pelo menos 52 artigos têm mais do que 52 citações. Com mais de 60 % de financiamento próprio, o IT alcançou definitivamente um nível elevado de maturidade, não só a nível nacional, mas também em comparação com padrões internacionais.
O IT ganhou o estatuto de laboratório associado em 2001 e, desde então, associaram-se mais quatro universidades e parceiros industriais, que se juntaram aos fundadores: Universidade de Aveiro, Instituto Superior Técnico, Universidade de Coimbra, e Portugal Telecom.

A data deste Workshop comemorativo marcou também o 10º ano aniversário da assinatura do acordo de cooperação entre o IT e a UBI. Ao longo destes 10 anos, o IT-Covilhã evoluiu de laboratório externo para delegação, tendo-se também concretizado a passagem da UBI a associada institucional do IT. O IT-Covilhã é actualmente formado por cerca de 21 investigadores doutorados e 35 alunos de doutoramento, membros de seis grupos de investigação: Radio Systems, Network Architectures and Protocols, Multimedia Signal Processing, Pattern and Image Analysis, Applied Mathematics e Power Systems.
O Workshop, enquadrado nas actividades da Especialização em Telecomunicações do Colégio de Engenharia Electrotécnica, teve o apoio da APDC, IEEE Vehicular Technology Society (VTS) Portugal Chapter e da UBI. Incluiu uma palestra convidada, muito interessante e participada, sobre “Low, Medium and High-Density Parity-Check Codes: An Integrated View of Error Correction Coding”, dada pelo Prof. João R. Cruz, da Universidade de Oklahoma, distinguised lecturer da VTS, que nos lembrou como os códigos correctores de erros são actualmente uma parte essencial dos discos rígidos magnéticos, seguida de seis apresentações, focando o trabalho de investigação dos diferentes grupos, dando uma panorâmica do trabalho de investigação actual na delegação serrana:

• Highlights on MAC and Network Layer Protocols for Wireless Sensor Networks”;
  • A Heterogeneous Grid Computing Architecture for Ray Tracing Algorithms”;
  • Cooperative Robotic Systems in Mobile Ad hoc Networks with Failures”;
  • Saliency Detection for 3D Visual Data”;
  • Classification of Peer-to-Peer Traffic by Exploring the Heterogeneity of Traffic Features”;
  • Highlights on Ongoing Research Projects on Power Systems”.

UBInforma nº 312 | 16 a 22 junho 2012