UBInforma
 

ed. 554 | 18 a 24 novembro 2017

 

Investigador da UBI apresenta resultados em estudo internacional

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

Os resultados do Projeto SPLISS (Sports Policy factors Leading to International Sporting Success) foram divulgados no passado dia 23 de maio, no Centro de Medicina Desportiva, em Lisboa, por Pedro Guedes de Carvalho, presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI e um dos investigadores nacionais do projeto, na presença do secretário de Estado do Desporto e da Juventude Alexandre Mestre.

Ao encerrar a apresentação do projeto SPLISS, o secretário de Estado garantiu que o financiamento para a Carta Desportiva Nacional está praticamente garantido. Sem mencionar o montante da verba a despender na Carta Desportiva Nacional, o governante aludiu à importância de uma nova gestão do desporto nacional, para a qual o SPLISS será uma ferramenta fundamental. “Precisamos de um conhecimento menos empírico e mais focado na vertente científica. Não se faz política sem o saber e o mundo académico tem muito para partilhar connosco”, salientou Alexandre Mestre.

O SPLISS é um projeto de investigação de âmbito internacional que estuda a competitividade das nações no desporto de elite. O estudo é realizado por uma rede internacional de investigadores representativos de variados países tais como Portugal, Espanha, França, Suíça, Japão, Austrália, Brasil, entre outros e envolveu 1090 atletas, 273 treinadores e 71 diretores desportivos.
Pedro Guedes de Carvalho explicou que “a ideia do projeto nasceu de economistas, que falam tanto de comparações entre nações – mercadorias, mercados financeiros, etc – e pouco se fala no desporto, indústria que está a emergir cada vez mais como imagem de patriotismo, mas também como política transversal de empreendedorismo”

Entidades como a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, o Comité Olímpico de Portugal federações e associações regionais de administração do desporto poderão, com base nos resultados do projeto, avaliar a implementação de políticas de alto rendimento em Portugal.

Desenvolver e coordenar “expertise” em investigação da performance no desporto de elite ao nível político, partilhar conhecimento entre investigadores e os fazedores de política em todo o mundo, desenvolver teorias, métodos e estratégias para medir e comparar políticas de desporto de elite das nações e oferecer um forum para a investigação comparativa internacional de políticas de desporto de elite são a missão do projeto SPLISS.

UBInforma nº 309 | 26 maio a 1 junho 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma