Docente de Ciências do desporto da UBI vence prémio jovem investigador

Bruno Travassos, professor auxiliar do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior e membro efetivo do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, conquistou o prémio de Jovem Investigador “António Paula Brito 2012” da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.

Este prémio foi atribuído no âmbito da comunicação “A importância da conceção de tarefas representativas e análise da fidelidade de ação para a investigação e treino da tomada de decisão no desporto” realizada nas XIII Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, nos dias 26 e 27 de Outubro em Lisboa. A comunicação realizada apresentou evidências de como a manipulação de fatores percetivos e motores poderá ter consequências na representatividade das tarefas utilizadas, e consequentemente na fiabilidade dos resultados obtidos. Tendo por base estes resultados foi ainda proposta uma nova metodologia para o teste da representatividade das tarefas experimentais tendo por base o conceito de fidelidade de ação. O prémio foi entregue pelo próprio Professor António Paula Brito, professor catedrático aposentado da Faculdade de Motricidade Humana e pioneiro no desenvolvimento e aplicação da psicologia do desporto em Portugal.

UBInforma nº 327 | 3 a 9 novembro 2012