UBInforma
 

ed. 546 | 23 a 29 setembro 2017

 

DESIGNA 2012: Pensar o Design a partir da Sustentabilidade

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

A segunda edição da DESIGNA já tem data marcada. Nos dias 22 e 23 de Novembro, a Universidade da Beira Interior volta a acolher esta Conferência Internacional de Investigação em Design, que este ano propõe como tema a in/sustentatibilidade. O call for papers já está a decorrer, encerrando dia 30 de Setembro.

O sucesso da primeira edição da DESIGNA: Conferência Internacional de Investigação em Design garantiu a sua continuidade, pelo que nos dias 22 e 23 de Novembro a Universidade da Beira Interior voltará a ser palco de uma reflexão conjunta sobre o Design, este ano pensado a partir da atual e pertinente questão da sustentabilidade.
Muitas vezes levado a pensar-se como uma espécie de programador social, do designer atual espera-se que saiba articular lógicas e práticas ecológicas capazes de redefinir a produção a partir de uma nova carta de princípios – tais como a reciclagem, a não poluição, a durabilidade, a eficiência, o máximo aproveitamento e o mínimo impacto – e, nesse sentido, (r)estabelecer o equilíbrio entre as necessidades do mercado, as possibilidades de produção, a satisfação do consumidor e o ambiente.

Consequentemente, é fundamental refletir sobre este papel, cuja compreensão vai muito além de considerações estéticas, comerciais ou de eficácia, pois implica a capacidade de condicionar outros instrumentos de ação, inclusivamente ao nível das políticas públicas, da legislação, do funcionamento da indústria, da comunicação social, dos códigos sociais, culturais, de trabalho, entre tantas outras variáveis.

Na esteira de um vasto conjunto de iniciativas promovidas no sentido de alertar os designers para a sua responsabilidade neste mundo em construção, a segunda edição da DESIGNA procura contribuir para esse debate, indagando e expondo o que pensa a comunidade do design sobre os desafios com que se vê atualmente confrontada.

Multimédia e Ensino: dois novos painéis temáticos
O call for papers já abriu e irá decorrer até 30 de Setembro, convidando à apresentação de propostas de comunicação inéditas a enquadrar em seis painéis temáticos: Comunicação, Multimédia, Produto, Moda, Teoria e Ensino. A inclusão de Multimédia e Ensino é uma novidade em relação à primeira edição, estruturada a partir de apenas quatro vertentes. O objetivo desta diversificação é não só abranger de forma mais completa as distintas áreas trabalhadas pelo Design, mas também promover a reflexão e o debate em torno de duas realidades particularmente pungentes, nomeadamente no que concerne à sustentabilidade desta disciplina.

As propostas de comunicação deverão ser submetidas a partir da plataforma disponível no site do evento:
www.designa.ubi.pt, em permanente atualização de modo a poder informar eficazmente sobre todos os
aspetos que envolvem a DESIGNA 2012.
-
Para mais informação, contacte:
Catarina Moura / catarinamoura@gmail.com
Francisco Paiva / ftapaiva@gmail.com
Comissão Executiva da DESIGNA 2012
www.designa.ubi.pt

UBInforma nº 315 | 7 a 13 julho 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma