Departamento de matemática integra projeto internacional “Marie Curie"

Uma equipa de matemáticos da Universidade da Beira Interior, liderada por Mário Bessa e da qual fazem parte António Bento, Hélder Vilarinho e Cesar Silva, vai integrar um projeto da Marie Curie Actions denominado Brazilian-European Partnership in Dynamical Systems (acrónimo BREUDS). Este projeto é coordenado pelo Professor Jeroen Lamb do Imperial College de Londres.

Compreender a evolução, ao longo do tempo, de modelos matemáticos na sua componente da teoria fundamental e do desenvolvimento das ciências aplicadas é o objetivo deste projeto que será desenvolvido através de um esforço coordenado das seguintes instituições:

Instituições Europeias: Universidade da Beira Interior, Universidade do Porto, Instituto Superior Técnico, Imperial College, University of Surrey, University of Warwick, Queen Mary University of London, University of Liverpool, University of St Andrews, Centre National de la Recherche Scientifique, Université Paris-Est Marne-la-Vallée, University of Pisa, Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics, KTH Royal Institute of Technology, Vrije Universiteit Amsterdam, Universitat Politècnica de Catalunya, University of Sevilla, Universitat Autònoma de Barcelona, University of Augsburg, Technical University of Dresden, Institute of Mathematics of the Polish Academy of Sciences.

Instituições Brasileiras: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Estadual de Campinas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Universidade Estadual Paulista.

O Programa que terá a duração de quatro anos irá promover a excelência e a inovação na Europa ao nível da investigação.

UBInforma nº 313 | 23 a 29 junho 2012