Apurados os vencedores do Concurso Pontes de Esparguete

A XII edição do Concurso "Humberto Santos" de Pontes de Esparguete, que decorreu no dia 29 de novembro de 2012, no Anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, foi marcada por uma forte adesão da comunidade estudantil, tanto pelo número de concorrentes como pela assistência.

Embora o recorde atual de 108 kg de carga suportada na categoria de Resistência não tenha sido ultrapassado, assistiu-se a um novo recorde, com a apresentação a concurso de 46 pontes de esparguete, o que demonstra o interesse neste tipo de atividades extra-curriculares.

Na Categoria "Resistência", os dois primeiros prémios couberam a antigos alunos de Eng. Eletromecânica (2º ciclo) da UBI, Marco David Canário de Oliveira e Filipe Casimiro, com pontes que resistiram, respetivamente, a 76,4 e a 45,6 kg. A ponte de José Cardoso, aluno de Eng. Aeronáutica (2º ciclo) da UBI, resistiu a 36,7 kg, alcançando o 3º lugar.
No que respeita à Categoria "Estética", os três primeiros prémios foram atribuídos, respetivamente, a Igor Costa, aluno de Arquitetura, Daniel Claro, estudante do 2º ciclo de Engenharia Eletromecânica, ambos da UBI, e a Diogo Fernandes, aluno de Design de Equipamentos da Escola Secundária Campos Melo.

A análise das características estéticas e arquitetónicas das pontes a concurso nesta categoria foi realizada por Dr.ª Cláudia Teixeira do Departamento de Comunicação e Artes, e Arq. Luís Miguel Pinto e Prof. Paulo de Carvalho, do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura.

UBInforma nº 332 | 8 a 14 dezembro 2012