UBInforma
 

ed. 554 | 18 a 24 novembro 2017

 

Aprovado novo doutoramento em Economia

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

Foi aprovado o novo doutoramento em Economia pela A3ES, consórcio entre a Universidade da Beira Interior e a Universidade de Évora.

A agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, A3ES, aprovou esta semana o novo doutoramento em Economia, que funcionará em consórcio entre a UBI e a Universidade de Évora depois de parecer positivo da Comissão de Avaliação Externa (CAE).

Tiago Sequeira, Pró-Reitor da UBI e diretor do curso “reconhece o avanço significativo que constitui esta aprovação para esta área científica na UBI, garantindo sustentabilidade ao curso de Doutoramento, uma vez que contribui para a racionalização da rede e está associado a um centro de investigação com classificação excelente, centro que tem um pólo na UBI. Além disso, a manutenção do grau de doutor na UBI garante à instituição nos termos da lei, a autonomia para conferir o titulo de Agregado e para nomear júris de concursos, situações que lhe estariam vedadas caso perdesse a capacidade de conferir o título de Doutor.”

A CAE salienta a importância deste consórcio, uma vez que o novo ciclo de estudos “corresponde geograficamente às necessidades de formação da população estudantil ao sul do Tejo e às capacidades de ensino e de investigação de alto nível que se têm vindo a afirmar. Por isso não tem quaisquer dúvidas em recomendar vivamente a acreditação deste ciclo de estudos”

“O próximo passo passa pela internacionalização do curso, através de acordos de dupla titulação, quer em Espanha quer no Brasil e que possa captar um número significativo de alunos estrangeiros', acrescenta Tiago Sequeira.

Este novo ciclo de estudos de doutoramento tem como principais objetivos facultar aos estudantes a consolidação e o aprofundamento dos seus conhecimentos a um nível avançado conducente à criação de conhecimento científico. O programa visa contribuir para que os estudantes possam ver aumentada a sua capacidade de compreensão da realidade económica, por via do desenvolvimento das suas capacidades de investigação, como ainda de resolução de problemas de índole económica e, com isso, contribuir para a promoção do progresso tecnológico, social e económico. O programa de doutoramento pretende formar investigadores com elevada qualidade e que possam desenvolver a sua atividade em diferentes áreas: Academia, Bancos e Seguradoras, Consultadoria, Empresas privadas, Instituições e organismos públicos, etc. O programa estará associado ao CEFAGE-UE, avaliado pela FCT com Excelente, com sede na Universidade de Évora e um pólo na Universidade da Beira Interior.

UBInforma nº 308 | 19 a 25 maio 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma