Apresentação pública dos Órgãos Sociais da AAUBI

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior efetuou dia 23 de fevereiro, pelas 19.00 horas, a apresentação dos novos Órgãos Sociais.

Teresa de Jesus Santos Ferreira, aluna de Mestrado Integrado de Ciências Farmacêuticas, é a nova Presidente da Mesa da Assembleia Geral de Alunos (MAGA), que salientou a importância da colaboração e do associativismo no meio académico.

Pedro Miguel de Melo Bernardo, aluno do mestrado integrado de Engenharia Civil, reforçou a ideia de construir uma Associação capaz de defender os direitos dos alunos de forma honrada e de devolver a credibilidade da associação que agora preside. No seu discurso fez menção a projetos e a algumas linhas de atuação que pretende seguir e que considera fundamentais para o crescimento da AAUBI. Entre outros, salientou a importância da AAUBI na defesa dos direitos dos alunos, o diálogo aberto com a Reitoria e a promoção do crescimento dos estudantes para a cidadania.

No que diz respeito a projectos, salientou a importância da análise conjunta do processo de Bolonha entre alunos, docentes e reitoria, bem como a franca convivência entre a AAUBI e Núcleos de Estudantes. Relativamente à Ação Social, Pedro Bernardo promete que vai lutar por uma Ação Social mais justa e condigna para os alunos que tenham mais dificuldades, referindo a grande importância de que se reveste este órgão.

No que diz respeito a Ações Culturais, o novo Presidente da AAUBI vai promover um maior contato com a cultura, melhorando e aumentando atividades de âmbito cultural que fomentem a criação de projetos com qualidade. Anunciou também a data de 16 a 21 de Abril para a realização da Semana Académica.

Por último, Pedro Bernardo salientou alguns projetos relevantes para a Casa Azul, como sendo o funcionamento da Biblioteca durante 24 horas, projeto de essencial importância para todos os alunos da academia.

A nível nacional, o novo Presidente pretende que a nova Direção da AAUBI seja “uma voz ativa nas lutas nacionais.

O Reitor mostrou-se disponível para apoiar os estudantes em atividades culturais, pedagógicas, projetos de solidariedade e atividades desportivas. “Podem contar como apoio da Reitoria num processo de diálogo no projeto que muito ajudará a universidade, a cidade a Região”, salientou.

UBInforma nº 296 | 25 fevereiro a 2 março 2012