UBInforma
 

ed. 546 | 23 a 29 setembro 2017

 

Alunos de Moda da UBI apresentaram desfile em Lisboa

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

Numa iniciativa conjunta da Universidade da Beira Interior, IADE (Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing), e dos Estudantes de Mestrado em BRANDING e DESIGN DE MODA (IADE-UBI) e DESIGN DE MODA (UBI), realizou-se o desfile de apresentação dos trabalhos finais de 2011/12, no dia 12 de Julho, pelas 19h00, no Palácio Quintela em Lisboa bem como uma exposição dos alunos finalistas.

Durante uma hora o Palácio de Quintela foi palco de uma iniciativa que contou com a participação de futuros designers que fizeram desfilar mais de 100 coordenados reveladores do seu trabalho e criatividade ao longo de um ano de formação nos dois mestrados. Enquanto os estudantes de mestrado em Branding e Design de Moda do IADE e UBI apresentaram projetos de criação de marcas e conceitos associados com a materialização em coleções de marcas e conceitos associados com a materialização em coleções de moda, os de mestrado em Design de Moda da UBI apostaram na criação de coleções de autor.

As coleções que foram apresentadas contaram com o apoio e patrocínio do Santander Totta e de várias empresas do sector, para garantir desta forma o contacto com a realidade e as potencialidades da indústria têxtil e vestuário nacional.

 

COORDENAÇÃO DOS PROJETOS DOS ALUNOS DE BRANDING E DESIGN DE MODA (UBI/IADE):
Designer Júlio Torcato, Prof. Rui Miguel,  Prof. Madalena Pereira, Prof. Salomão Ribas ; Designer Fernando Oliveira
Colaborações: Prof. José Lucas, Designer André Dias e Sara Andrade.
Direção de Curso do Mestrado em Branding e Design de Moda (UBI/IADE): Prof. Rui Miguel ; rmiguel@ubi.pt
Vice-Diretora de Curso: Prof. Theresa Lobo (IADE); theresa.lobo@iade.pt

DESCRIÇÕES DAS COLEÇÕES DOS ALUNOS

MARTA RICARDO, traMadesign
martaricardo.design@gmail.com; 964 356 287

Tema da coleção:  singularidade das culturas regionais (padrões de mantas regionais alentejanas)
Descrição da coleção de Marta Ricardo para a marca OLIV
A coleção apresentada tem como inspiração a macro tendência IDIOMATIC que celebra a singularidade das culturas regionais e das comunidades que a moldam. 
Após algumas pesquisas, a escolha recaiu sobre o tema: padrões das mantas alentejanas. A seleção das cores também teve como inspiração as cores utilizadas na pintura das casas alentejanas (ocre e azul) e os neutros (branco e preto).
Os padrões são tradicionais mas o seu geometrismo confere-lhe uma sintonia com a modernidade.
Os tecidos e o corte tem um aspecto mais formal para contrapor com a rebeldia dos padrões.
As cores dão-lhe irreverência, os cortes versatilidade e os materiais sofisticação, tornando-a uma coleção audaz, refletindo assim todo o painel semântico da  marca OLIV.

LISANDRA FERREIRA
lisfferreira@hotmail.com, 924772928

Tema da coleção: Activ army, by Oliv    inspiração militar
Descrição:  Esta coleção apresenta uma inspiração militar, com tons que fogem à norma associativa de militarismo, por possuir um foco nas cores azul petróleo e preto, com apontamentos de dourado. Esta coleção pretende dar uma visão diferente daquele que pode ser o feeling militar numa peça, com a agressividade que lhe é característica em conjunto com uma conotação mais conceptual.
Materiais: 100% polyester em todos os tecidos preto e azul petróleo; botões com aplicação de spray dourado efeito cromado; aplicação de tinta de acrílico azul com mistura de spray dourado em efeito manchado; tachas de aplicação a      quente. Cores: Azul petróleo, preto, dourado .

ANA CATARINA MOUTA 
catarina_mouta2@hotmail.com; 96 481 18 35

Marca: OLIV
Tema da Colecção: “ Summer on Acid ”
Target: Mulher jovem, moderna e activa, que gosta de usar peças irreverentes no seu dia-a-dia.
Breve descrição da Colecção: A colecção inspira-se na tendência “Wonderlab”, que aborda a ciência aliada à moda. Os tons neons em contraste com os pálidos pastéis ganham vida numa verdadeira viagem entre a ficção e a realidade, o psicadélico e o luxuoso, numa mistura irreverente e fantasiosa onde as cores fortes predominam.
Silhuetas: As silhuetas foram desenvolvidas para um corpo atlético, preservando as curvas naturais da figura feminina.
Materiais usados: Os materiais predominantes foram as malhas, a viscose e o seemless.
As cores: As cores predominantes são o rosa, o roxo e o laranja.

ANA MENDES
annyfmendes@gmail.com; 914153210
MARCA: OLIV
Rasgos de sombra // Shadow Rips
O núcleo da inspiração desta coleção é nas sombras, e na forma como a luz e a sombra reagem aos contornos do corpo feminino. 
Enaltece as curvas do corpo, tal como a marca OLIV pretende elogiar e enobrecer, desdobrando-se numa linha citadina, arrojada e com personalidade.   

ANA MARQUES
ana.c.marques86@gmail.com; 917857391
Marca: OLIV
Tema da Coleção // INSPIRAÇÃO: Inspirada em Contrastes. Seguindo duas tendências de cores contrastantes, o pastel e o néon, é igualmente uma combinação entre a rigidez das formas geométricas e urbanas com a fluidez de tecidos, jogando com assimetrias e transparências.
Target: Marca que se destina a uma mulher citadina, com um bom cargo mas descontraído, sem grandes limitações de estilo. É determinada, naturalmente curiosa e empreendedora. A sua atitude é descontraída, gosta de conhecer novas culturas e novas línguas e, aposta num estilo urbano e moderno mas, acima de tudo, próprio.

PAULO MARTINS

Paulo_gui_vid@hotmail.com; 967113559
Marca: Fille d’la Ville
Tema da coleção: A cidade e toda a sua envolvência
Descrição da coleção: A coleção apresentada pretende retratar a essência e objectivos da marca Fille d’la Ville. Uma marca de tendência, jovem, com cariz envolvente que pretende ser prática, versátil e funcional para o dia a dia citadino. As gangas e os produtos mais básicos têm o seu lugar presente numa conjugação com malhas, algodões e sedas em que os padrões abstractos são a imagem da marca nesta coleção.

LILIANA PINA
liliana_pina@hotmail.com
http://www.lilianacreative.blogspot.pt/968485667

Marca: Fille D'la Ville -  (Urban Senses)
Memória Descritiva (Breve Descrição):
Estação: Primavera/ Verão 2013
No âmbito do conceito da marca Fille D’La Ville, o nome escolhido para a coleção foi “Urban Senses”. A marca Pretende desde logo focar-se num público feminino ativo com um poder económico médio alto.
Destina-se a uma mulher jovem  e dinâmica que está sempre a par das tendências e que gosta de diversificar o seu guarda roupa  não só com vestuário mais cómodo, mas também sofisticado não só para as mais diversas situações do seu dia-a-dia mas também para a noite.  Feminina e sensual, prática e citadina, a coleção é composta por malhas e tecidos muito frescos, confortáveis e leves. Num conceito prático e urbano mas também com uma pitada de sofisticação as cores  remetem-nos a uma atitude descontraída bem como relaxante.

VANESSA SANTOS
avmsantos@gmail.com, 934913732
Tema: Peixe Beta
Descrição: A inspiração da coleção Golden Line centra-se no peixe beta e nas linhas da sua barbatana. Refletindo-se também no uso de linho em todos os coordenados.
O uso de cubos dourados acrescenta um toque de luxo às várias peças e acessórios, havendo um contraste entre a fluidez do tecido e a rigidez das aplicações douradas.

INÊS MIRANDA
inesmiranda@gmx.com ;
917 543 323  behance.net/inesmiranda
NOME DA COLECÇÃO: La Mer
Tema da coleção: Mar e criaturas marinhas.
Descrição da coleção: A coleção La Mer visa dar à mulher profissional e socialmente activa de coordenados para várias situações do dia a dia.
A coleção foi inspirada nas criaturas marinhas como alforrecas e outros animais luminescentes que foram traduzidos em linhas simples capazes de capturar a atenção da mulher comum. Foram criadas peças soltas com a intenção de criar uma minicolecção que se possa desdobrar em vários coordenados feitos pelas clientes.

PAULA FLORES
paulinha.mflores@gmail.com;  927104692
Marca: Fille d`la Ville
Tema da Coleção: Vidrieras - As cores e emoções de Antoni Gaudí
Descrição:
Vitrais, mosaicos e cores.  O Arquiteto Antoni Gaudí, a Sagrada Família, Parque Güell e Casa Batlló, inspira a coleção Vidrieras.
Uma mistura de estampa com o transparente. Silhuetas simples, com decotes curvados, que trazem as linhas orgânicas de Gaudí.
Looks com cores e silhuetas fluidas e simples, formam a coleção Vidrieras.
É uma coleção destinada a mulheres divertidas, versáteis e que gostam de se sentir únicas, seja por detalhes ou total look. 

DINA TRINDADE
dinatrindade@gmail.com, 966189051

Marca: Blobs and Drops
Descrição da marca:
A nossa marca surgiu a partir da necessidade sentida em protegermo-nos da chuva, quando expostas à mesma.
Após uma análise de mercado apercebemo-nos que a oferta era limitada quanto ao sexo e às idades, sendo que os poucos produtos que encontramos associam-se, sobretudo ao contexto de trabalho havendo pouca aposta na moda.
Pretende-se, então, uma marca prática, que abranja várias classes sociais e etárias (desde crianças que estão a iniciar a sua vida escolar a adultos) , com uma linha mais clássica e outra mais “fun”.
Descrição da coleção:
Esta coleção de impermeáveis para Primavera/Verão 2013 foi inspirada nas cores e na frescura que algumas frutas transmitem.
As peças apresentadas têm cores fortes e alegres, que dão vida a dias cinzentos de chuva.
Com tecidos leves e translúcidos que sobrepõem-se em diferentes camadas e estampados de frutas, as roupas ganham uma "lufada de ar fresco".

VERA VIEIRA
vera_vieira_01@hotmail.com, 914673836
A presente coleção foi desenhada e pensada para a marca “blobs and Drops”, uma marca que nasceu da constatação da inexistência de artigos impermeáveis ao alcance dos consumidores portugueses. Esta coleção integralmente impermeável, é inspirada no aspeto das mais comuns matérias presentes na natureza e no contraste visual entre essas mesmas matérias.
Sendo os elementos chave as pedras e rochas, a água e a madeira envelhecida. Estes elementos selecionados vão dar origem à paleta de cores, materiais e silhuetas.
O brilho cristalino e a transparência da água contrastam com a robustez e rigidez da pedra opaca, o que se traduz na adoção de vários tipos de materiais com características tão distintas entre eles. O algodão mais baço e rígido, o chiffon brilhante e um pouco translúcido, o poliuretano transparente e macio e, por fim, a diferença de tom e brilho da mesma cor aplicada nos diferentes materiais.
A paleta de cores escolhida está presente na natureza como o verde, corante natural presente nas plantas, o amarelo nas rochas e madeiras, e o vermelho, também em madeiras e rochas oxidadas que sugerem um tom mais alaranjado como o que selecionei, por último o azul que provem do céu e da água. As silhuetas escolhidas são naturais e fluidas (linha A).
Explorando a diferença de tom e brilho da mesma cor aplicada nos diferentes materiais…
Poliuretano: maleável transparente, macio e um pouco baço; Chiffon: fino, brilhante e um pouco   translúcido; Fechos de poliuretano repelentes de água. Algodão e chiffon adquirem tonalidades diferentes e contrastantes quando aplicadas as mesmas cores a cada um.

MARIANA GUEDES
marianaguedes88@hotmail.com; 914463566

Marca: Blobs and Drops
Tema da coleção: Fresh morning- Inspirada nas manhãs frescas em que as gotas caem sobre as folhas e o cheiro da relva molhada se espalha e confere sentido de liberdade.
Target: Mulher jovem ativa, mas ao mesmo tempo descontraída.
Descrição da coleção: Recorrência a sobreposições de peças e brincadeira entre peças impermeáveis e peças para praia.
A paleta cromática principal escolhida foi o branco e o azulão e como paleta cromática secundária é o verde lima e preto.
Optei por matérias-primas como o chiffon de poliéster e algodão que para o efeito sofreram acabamentos de impermeabilização e a malha seamless de poliamida usada nas peças de praia. As silhuetas presentes são a seda natural e linha A.
O padrão, inspirado em gotas, e os recortes são os principais elementos característicos da coleção.

INÊS VIDAL
 91 688 06 00 | m.ines.marquesvidal.com
Tema da Coleção: ALOOK - Sophisticated Look.
Breve descrição da coleção:
Uma coleção Primavera-Verão 2013 com tecidos leves e dinâmicos, cores neutras e femininas, formas geométricas e características.

VANESSA MONTEIRO
vanessamont_1@hotmail.com, 967062624

Marca: ALOOK
Tema da coleção: 3D em tela “Branca”
Target: mulheres entre os 25 e os 45
Descrição: esta mini coleção surgiu a partir da observação de uma peça de cerâmica cor cru que apresentava
saliências e pequenos volumes. A partir daí o plissado foi usado como elemento condutor da coleção com o objetivo de criar a tal tridimensionalidade.
Esta mini coleção está projetada para uma mulher dinâmica, clássica, mas que não descuida o seu gosto por arriscar no dia-a-dia.

SOFIA ROCHA
sofiacrocha@gmail.com

Marca: ALOOK
A minha coleção tem como base o conceito cultural que se traduz numa imagem minimalista, clássica, expressiva e cultural.
Para a representar escolhi como conceito principal a androginia pois pretendo representar uma mulher minimalista, determinada, e com um estilo masculino
sem deixar de ser feminina, procurando dar importância aos detalhes e utilizar pele para os mesmos.

TERESA SALOMÉ
salome.caetanoalves@gmail.com,  91854870
MARCA: ESSERE
Tema colecção: Living on Dreams
A marca nacional  reúne aspectos como simplicidade,  sofisticação, criatividade,   atualidade,       versatilidade, independência e elegância, implementando um novo nome com raízes italianas no mercado nacional, “Essere”.
Essere, é em italiano o verbo, “ser/estar”. O nome da marca pretende aspirar a cada consumidora o desejo de serem e estarem onde mais desejam.
A marca é apresentada num estilo “urban chic”, com vestuário feminino e acessórios. Destina-se a um público- alvo entre os 20 e os 35 anos, ou seja, para uma mulher jovem.
A colecção “Living on Dreams” primavera-verão 2013, faz uma alusão a um mundo feminino de sonhos. Um mundo que pretende ser simples e inocente permitindo a extensão a qualquer situação, ou seja permitindo que cada mulher consiga alcançar os seus sonhos.
A cor branca e azul remetem-nos exatamente a esse mundo imaginário, o preto à elegância e os pormenores como as aplicações douradas à diferença e à sofisticação.

 

DESFILE DOS ALUNOS DO MESTRADO EM DESIGN DE MODA (UBI)

Coordenação do Projeto(UBI): Designer Júlio Torcato, Prof. Rui Miguel, Prof. Maria José Geraldes, Prof. Madalena Pereira
Colaborações: Prof. José Lucas, Designer André Dias e Sara Andrade.
Direção de Curso do Mestrado em Design de Moda (UBI): Madalena Pereira; mmrp@ubi.pt; 916707831

ANA LUÍSA OLIVETTI
nalu.moda@gmail.com; 965 666 547

“A coleção Zummm….., da marca Amigo Imaginário, traz como referência o Filme BeeMovie: a vida de uma abelha, que mostra a vida, ou seja, o mundo que existe dentro de uma colmeia, todos os segredos escondidos para a produção do mel. Assim como a colmeia, a coleção traz surpresas escondidas nos pequenos detalhes.
Estampas geométricas coloridas que aparecem nos bodies, fazem alusão aos favos da colmeia, assim como os forros, em folhagem verde, remetem a natureza.
Malhas e tecidos também são produzidos com diferentes texturas de fios e de estruturas para evidenciar esse mundo.
Formas rígidas, estruturadas e com elementos orgânicos, que se referem a vida regrada e organizada das abelhas na produção do mel e implementação da colmeia, como uma grande empresa a funcionar. Construção das peças versáteis construída em camadas, onde apresentam detalhes escondidos com interferências na superfície dos tecidos, evidenciam a estrutura dos favos de mel. Peças que permitem modificações e transformações, levando a criança ao exercício do imaginário. Os acessórios completam esse visual lúdico da fantasia, onde a criança cria o seu mundo, porém não se torna caricata ao vestir, como se vestisse uma fantasia propriamente dita. 
Uma coleção dinâmica, mágica e envolvente, capaz de levar a criança a descobrir e criar novos mundos possíveis.” (Ana Luísa Olivetti, 2012)

CLARA FERNANDES
lemoes89@hotmail.com; 962302900

Marca:The C.
“Tema da coleção: Combinação de roupa tirada do vestuário masculino com toques femininos
Target: Jovem mulher ativa/ trabalhadora, situada na zona do Marais, Paris.
Descrição: Esta coleção coloca-nos em paris, no marais, um bairro onde a aparência é importante e onde modernidade e linhas clássicas encontram-se.
Esta coleção destina-se a mulheres com uma vida profissional muito ativa onde surge a necessidade de um estilo simples mas ao mesmo tempo sofisticado.” (Clara Fernandes, 2012)

THAYENNE REZENDE 
thayenerezende@gmail.com

Pink is the color ofobsession, foiprincipalmente inspirada pela cor rosa e o glamour que nela existe.
Os shapessão em sua maioria retos e soltos, identificando assim o conforto para umanoite agradável e divertida. A sensualidade da transparênciatrazendo o mistério e luxo.
Com a mistura de todos esses elementos, a Diximostra sua identidade na coleção,claro sempremuito atual, dinâmica e divertida.” (Thayenne Resende, 2012)

RICARDO PASSAPORTE

www.ricardopassaporte.com

“A minha coleção é masculina, maioritariamente branca dos pés á cabeça, apenas com alguns detalhes a preto.
O nome da marca é exactamente o meu nome (Ricardo Passaporte).
A coleção foi inspirada pelos sem-abrigo, aproveitando algumas caracteristicas como o sobreposicionamento da roupa. O seu público são pessoas ligadas á arte, pessoas com um espirito citadino.”(Ricardo Passaporte, 2012)                                   

OU RITA OU ROSA   
rita_f_rosa@sapo.pt

“ O Tema da minha coleção: "What the water gave me"
Descrição: Esta coleção tem como conceito base a água. A água nas várias dimensões e estados. A água, que no inverno cinzento cai do céu no estado liquido, cobre os nosso corpos e encharca a nossa roupa puxando-a para baixo e pesada. A água que congela e se transforma em gelo, transparente e rígido ou a neve, branca que se espalha pelos montes no Inverno, dando um toque suave ao cume das montanhas.
Esta coleção é como a água, tem vários aspectos: fluída, longa, rígida, ondulante, brilhante e luminosa.” (Rita Rosa, 2012)

PLÁCIDA MENDES    
atebreve_89@hotmail.com; 963803622

STUCK
“O Tema da minha coleção: MINIMALISMO, numa tentativa de clarificar e simplificar tudo o que existe ao nosso redor e em nós mesmos.
Coleção: esta coleção foi pensada para mulheres e homens práticos, simples e com uma visão clara do que pretendem, todavia encontram-se presos a algo, a um pensamento, a uma escolha a um objectivo (essa limitação encontra-se representada nas mangas de algumas peças). Com curiosidade para ir mais além mas com algum receio de avançar – estas são representações dos jovens adultos de hoje.” (Plácida Mendes, 2012)

ANA AMARO  
ana_amaro2@hotmail.com, 914788218

“A minha coleção não tem nome e tem como base uma viagem de viajantes urbanos por uma grande cidade que sofre uma catástrofe natural. Esses viajantes vão tentar encontrar a natureza que surge entre o betão dos prédios destruídos. Essa natureza é a nova esperança e simboliza um novo começo.”

PRISCILA FRANCO
pritt.franco@gmail.com ; telemóvel: 964 483 138
Tema da coleção; Eiffel Extremes
Para a coleção Eiffel Extreme da marca SoulRak, para a estação Outono/Inverno 2013, a inspiração vem da Torre Eiffel e os seus extremos, forma, sua imponência, sua silhueta, os desenhos das ferragens, além do estilo artístico e arquitectónico nos quais ela foi inspirada. Foram utilizadas duas malhas, uma na cor cinza de um lado das peças e do lado oposto outra em diversas cores sóbrias valorizando a modelagem recortada das peças criadas pela designer. As peças trazem consigo a sustentabilidade tão buscada nos dias de hoje, pois toda a coleção combina entre si e as peças de um coordenado podem ser utilizadas com as de outro. As peças são ainda, todas de dupla face e podem ser utilizadas de diferentes formas, de acordo com o conceito trabalhado pela marca.

CATARINA PIMENTA
Catarina.rpimenta@hotmail.com; 963524578

Marca: Catarina Pimenta
Nome da Coleção: Modernidade consciente
Resumo da coleção: O conceito e inspiração da coleção remetem para a sustentabilidade, ecologia e natureza, envolvendo também a arquitetura e design sustentável, trabalhando a dualidade entre o estruturado e o orgânico, entre a natureza urbana e a natureza orgânica, através das formas, das cores e dos materiais rígidos contrastados com os materiais mais finos, na criação de peças de vestuário. Assim, na coleção joga-se com contrastes de volumes, de assimetrias e de materiais transmitindo um estilo jovem, urbano, irreverente e eco.

BENILDE REIS
benilde.reis@hotmail.com

“O Tema da minha  coleção: SECOND LIFE REPLAY
O conceito da marca inspira-se no protagonista da série norte-americana Californication, Hank Moody, (apenas na sua personalidade).
Street wear NY; jogando com o comprimento das peças; sobreposição das peças, calças de bombazine. A cor amarela da coleção é baseada na cor dos táxis de NYC.” (Benilde Reis, 2012)

RAISSA RIOS
raissariosviana@gmail.com

“Coleção: A marca "A Priori" apresenta a coleção Paradoxo, Outono - Inverno 2012 / 2013.
A estética do design da coleção é inspirada na arquitetura de duas eras. O estilo gótico e misterioso  da época medieval faz parte da identidade visual da coleção, contrastando com a delicadeza das formas arredondadas do estilo art nouveaux identificada nos detalhes das peças.” (Raissa Rios, 2012)
"Se você tentou falhar e conseguiu você descobriu o que paradoxo"

SOLANGE FERNANDES
soltimm@hotmail.com; 960051061

“A minha marca:  SOLANGE FERNANDES
Tema da coleção: Harmonia das Formas
Target:  Mulher, clássica e contemporânea, vida social ativa
Descrição:  A Coleção “Harmonia das Formas”, inverno 2013, buscou o equilíbrio das formas na junção das linhas retas e curvas.  Nas linhas retas, as preferidas de Le Corbusier,  pode-se  identificar o alongamento da silhueta feminina; já nas linhas curvas, inspiradas em  Oscar Niemeyer, revela-se a sinuosidade do corpo feminino.” (Solange Fernandes, 2012)

LUCAS DINOÉH
dinoeh@hotmail.com; Telemóvel: 937978087

“Signos: Uma viagem a Marrocos
Marrocos é um País onde as mulheres não possuem liberdade para expressar a sua subjetividade, sua função é casar e ter filhos. O que fazem? Narram suas experiências em cerâmica e tapeçaria, através de símbolos e o conjunto dos mais diversos significados.
Neste ponto tenho a inspiração para a coleção: Signos: Uma viagem a Marrocos. É um mergulho na cultura e na iconografia das tribos bárbaras marroquinas.
Essa polissemia é transformada em ícones. A coleção é trabalhada dentro da estética Kitsch, no princípio da acumulação e da apropriação. Os signos são apropriados e é agregado a estes um novo significado.
A exacerbação da polissemia são transferidos às padronagens e texturas das malhas desenvolvidas para a coleção em fios mistos de lã e acrílico. As cores em tons azul petróleo, amarelo ouro e vermelho alah foram as usadas...       porque que não se embriagar também desta polissemia???” (Lucas Dinoéh, 2012)

ERMELINDA SILVA
ermelinda.mandlaze@gmail.com; 918358630

Be dynamic/Be modern
 “Esta minha coleção tem como tema central os edifícios dinâmicos (os edifícios do futuro), adoptando assim um look mais futurista. Para completar este tema é mesclado a estética da coleção dos anos 50, nomeadamente a lingerie dessa época. “ (Ermelinda, 2012)

UBInforma nº 317 | 21 a 27 julho 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma