UBInforma
 

ed. 557 | 9 a 15 dezembro 2017

 

UBI integra consórcio que vai estudar obesidade na adolescência

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 


A Universidade da Beira Interior (UBI), através do Departamento de Desporto da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, integra um projeto de investigação que vai analisar as causas da obesidade entre os jovens, considerada já um problema de saúde pública. “Causes4AdolescentObesity - A natureza multifactorial da obesidade: um estudo preliminar sobre o perfil comportamental, fisiológico e genético de adolescentes portugueses” será desenvolvido em consórcio com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), até 31 de dezembro de 2018.
 
A investigação vai abranger 1.100 jovens de ambos os géneros, a frequentar do 7.º ao 12.º ano, de escolas públicas do Norte e do Centro de Portugal (ambas as regiões NUTII). O principal objetivo é estudar os vários fatores que contribuem para a obesidade na adolescência, sabendo-se que existe uma predominância de comportamentos e hábitos alimentares de risco da população adolescente, a que acresce a prevalência de hábitos sedentários entre os jovens.
 
O projeto irá recorrer a técnicas como a recolha de dados através da medição antropométrica, hábitos alimentares, nível de atividade física, condição sociodemográfica e taxa metabólica de repouso, entre outros. Tudo isto será feito “sem recurso a métodos invasivos”, como explica Aldo Matos Costa, docente e investigador da UBI.
 
Espera-se que os resultados do estudo contribuam para a preparação de novos projetos de investigação abrangentes a outras regiões do País e no desenho assertivo de programas de intervenção em contexto escolar e comunitário. 
 
O consórcio é liderado pela UTAD e tem coordenação dos investigadores Maria João Monteiro (Escola Superior de Enfermagem da UTAD) e Aldo Matos Costa (UBI), contando ainda com as contribuições dos Professores António Almeida (ESE-UTAD) e António Silva (CIDESD) e o médico José Maria Tallon.
 
O projeto tem um financiamento de quase 150 mil euros, com cerca de 60 mil euros destinados a custear as ações que caberão à UBI, incluindo a contratação de um bolseiro.

« voltar

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma