ubinforma

ed. 731 | 18 a 24 setembro 2021

   
 
 

UBI em projeto europeu dedicado às redes 5G

A Universidade da Beira Interior (UBI), através do seu Polo do Instituto de Telecomunicações, integra o projeto de investigação europeu TeamUp5G, do qual fazem parte 18 organizações ligadas à investigação e empresas, de sete países. O trabalho a desenvolver tem como objetivo analisar os principais desafios colocados pelas redes de comunicações 5G, bem como a formação de futuros líderes europeus no âmbito dessas tecnologias.

O TeamUp5G New RAN TEchniques for 5G UltrA-dense Mobile networks é um projeto de investigação e uma MSCA Innovative/European Training Network (ITN-ETN), que implica a realização de teses de doutoramento sobre o tema a que se dedica. Teve início em janeiro de 2019, liderado por Ana Garcia Armada, da Universidad Carlos III de Madrid. O projeto teve aprovação para financiamento europeu do programa H2020.

Prevê-se que as redes 5G transformem a forma como as pessoas se relacionam com a tecnologia, em aspetos como a comunicação entre os indivíduos, mas também com os objetos. Eletrodomésticos e automóveis são dois tipos de equipamentos do quotidiano que serão abrangidos pela interligação digital que habitualmente se designa de Internet das Coisas (IoT - Internet of Things).  Além desta vertente, o 5G será também uma realidade em ambientes industriais, no que é conhecido como Indústria 4.0. 

O TeamUp5G destina-se a fazer propostas para que o funcionamento das redes seja capaz de suportar as necessidades, encontrando soluções para aumentar a velocidade da transmissão de dados e diminuir o consumo de energia, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental.

No âmbito do TeamUp5G estão abertas bolsas de doutoramento nas instituições envolvidas. Na UBI, o prazo de candidatura está aberto até dia 7 de abril.

Mais informação
Anúncio da bolsa para o TeamUp5G 

<< voltar

 

te xtosfoto s
 
         
 
 


Edição:
Gabinete de Relações Públicas
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma