ubinforma

ed. 841 | 20 a 26 abril 2024

   
 
 

UBI adere à Magna Charta Universitatum

A partir de amanhã, 18 de setembro, a academia adere à Magna Charta Universitatum, numa cerimónia que vai ter lugar na cidade espanhola de Salamanca. Desta forma, a UBI passa a ser subscritora de um documento histórico que reúne princípios académicos fundamentais, à semelhança do que já acontece com 816 universidades - 10 das quais portuguesas – sediadas em 86 países.

A Magna Charta Universitatum defende a liberdade académica e a autonomia institucional como elementos essenciais no governo e auto-compreensão das universidades. Assinada em 1988, por 388 reitores e responsáveis universitários de todo o mundo, está agora a ser alvo de uma reflexão, em Salamanca, com o objetivo ser modificada e atualizada. Pretende-se que passe a integrar os objetivos globais de desenvolvimento sustentável e os avanços em matéria tecnológica, como ferramentas básicas para a docência e a investigação.

Essas alterações vão ser discutidas por 250 reitores de 50 países, que participam nas conferências que assinalam a 30ª. Assembleia da Magna Charta Universitatum, com o lema “Valores universitários num mundo em mudança”. Os reis de Espanha presidem às cerimónias de terça-feira que irão terminar com um grande cortejo pelo centro da cidade dos participantes vestidos com os seus trajes tradicionais.

<< voltar

 

te xtosfoto s
 
         
 
 


Edição:
Gabinete de Relações Públicas
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma