Mestre em Ciências Biomédicas funda spin-off para desenvolver conservante natural para bebidas

Emanuel Dinis juntou-se a dois canadianos para criar a Chinova Bioworks, que foi selecionada para o maior acelerador de empresas de base biotecnológica do mundo, situado na Irlanda.

Revolucionar a indústria de bebidas, através do desenvolvimento de um conservante natural. É neste objetivo que trabalha a empresa Chinova Bioworks, que tem como responsável científico Emanuel Dinis, licenciado e mestre em Ciências Biomédicas, pela Universidade da Beira Interior (UBI). Juntamente com dois canadianos, fundou a spin-of que foi recentemente selecionada para fazer parte do IndieBio, o maior programa de aceleração de empresas de biotecnologia do mundo.

Uma aposta no trabalho desenvolvido por Emanuel Dinis, Natasha Dhayagude e David Brown, que lhes permite dispor agora de um financiamento de 100.000 dólares (aproximadamente 89 mil euros) para continuar o trabalho em torno do aproveitamento das propriedades de um conservante, tendo como ponto de partida o quitosano.

“A Chinova Bioworks visa mobilizar a nossa criatividade coletiva para revolucionar a indústria de bebidas através do desenvolvimento de um conservante natural, seguro e eficaz, baseado no quitosano. Esperamos que aumente o tempo de vida útil de sumos super premium”, explica Emanuel Dinis.

O produto deverá ser usado para combater a ação de uma grande variedade de microorganismos que reduz o prazo de validade dos produtos nas lojas. A expetativa da empresa é que no final do período de aceleração no IndieBio, estrutura associada à Universidade de Cork, o produto esteja pronto e seja visto como uma nova tecnologia valiosa para as empresas do setor.

A participação de Emanuel Dinis na Chinova Bioworks, uma start-up que tem como acionista a Mycodev Group, é mais uma etapa do seu percurso empreendedor. O mestre em Ciências Biomédicas participou numa das edições do CEBT Ibérico - Competências Empreendedoras de Base Tecnológica, que integrou o projeto INESPO – Innovation Network Spain-Portugal, financiado por fundos europeus e liderado pela UBI, tendo como parceiros instituições de Ensino Superior e entidades empresariais da zona cento de Portugal e da região espanhola de Castela e Leão.

Na foto: Emanuel Dinis (à esquerda) formou-se em Ciências Biomédicas na UBI. Fonte: Chinova Bioworks

Chinova Bioworks
IndieBio