ubinforma

ed. 839 | 30 março a 5 abril 2024

Filme da UBI vence prémio de cinema

O filme realizado por José Caetano no âmbito da Licenciatura em Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI) foi premiado no festival Caminhos do Cinema Português, que decorreu em Coimbra. Intitulado “Um Marco no Futebol”, mereceu o primeiro prémio da secção “Ensaios”, que coloca em competição filmes portugueses produzidos em contexto académico.

José Caetano realizou o filme para a Unidade Curricular “Projeto II”, do curso de 1.º Ciclo da Faculdade de Artes e Letras. Trata-se de uma curta-metragem do género Mockumentary – falso documentário – cuja ação decorre maioritariamente no estádio do Marco 09, clube de futebol da cidade do Marco de Canaveses.

“O enredo consiste num grupo de pessoas, não identificadas, que estão a fazer um documentário, no qual seguem o mais recente jogador do clube, Marco Agostinho, desde que assina o contrato até à sua apresentação ao público”, de acordo com a sinopse do filme.

Além da realização, José Caetano foi também o responsável pelo argumento do filme que é protagonizado por Ruben Faria, outro estudante de cinema da UBI.

“Um Marco no Futebol” competiu no festival que decorreu entre os dias 25 de novembro e 1 de dezembro. Este certame generalista foca-se na cinematografia contemporânea portuguesa, destacando-se em Portugal pela forma como promove a exibição, discussão e a prática cinematográfica.

te xtosfoto s

Edição: