ubinforma

ed. 841 | 20 a 26 abril 2024

Docente da UBI no desenvolvimento de software de pesquisa

Célia Nunes, docente do Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior (UBI), contribuiu para o desenvolvimento do software “YAKE!”, utilizado na criação de uma base de dados de palavras relevantes (keywords), obtidas a partir de mais de 100 milhões de artigos científicos. Este software de extração de keywords foi recentemente usado na criação do General Index, um projeto que catalogou 107 milhões de artigos científicos, reunindo um catálogo de frases e palavras relevantes com o objetivo de facilitar a pesquisa de informação. A nova base de dados encontra-se disponível no Internet Archive, o maior arquivo digital de preservação de conteúdos do mundo, contando com um índice de mais de 19 mil milhões de keywords extraídas com recurso ao “YAKE!”.

O software é citado ou usado atualmente em mais de 270 artigos e mais de 1.000 instalações em sistema Android. Em 2018, foi premiado com o Best Short Paper na mais importante conferência europeia de recuperação de informação, o ECIR - European Conference on Information Retrieval.

Foi desenvolvido por Ricardo Campos (investigador do INESC-TEC, docente do Instituto Politécnico de Tomar e antigo aluno do Mestrado em Engenharia Informática da UBI), Vítor Mangaravite (Universidade Federal de Minas Gerais), Arian Pasquali (investigador INESC-TEC), Alípio Jorge (investigador INESC-TEC e docente da UP-FCUP), Célia Nunes (Investigadora CMA-UBI e docente da UBI) e Adam Jatowt (Universidade de Innsbruck).

Além de docente e investigadora do Departamento de Matemática, Célia Nunes é atualmente vice-presidente da Faculdade de Ciências da UBI.

te xtosfoto s

Edição: