ubinforma

ed. 843 | 4 a 10 maio 2024

Dia da Universidade com homenagens dos 50 anos de Ensino Superior na Covilhã

Dia da Universidade, que se comemora a 30 de abril, tem este ano o significado acrescido de celebrar meio século de existência do Ensino Superior na Covilhã. A cerimónia que decorre no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde inclui, assim, a homenagem a três das figuras que tiveram um papel relevante no percurso que começou com o Instituto Politécnico da Covilhã (IPC), passou pelo Instituto Universitário da Beira Interior, e culminou na UBI, há precisamente 38 anos.

As distinções a Manuel José dos Santos Silva, Pedro Manuel Cruz Roseta e Fernando de Jesus fazem parte do momento em que são assinalados os 50 anos do Ensino Superior na cidade.

Manuel José dos Santos Silva será outorgado o diploma de Reitor Eméritopelos altos serviços prestados à UBI, durante o seu período de vinculação profissional (1975 a 2021), pelos relevantes contributos para a expansão e afirmação da instituição e para o desenvolvimento da ciência e da cultura. Foi docenteinvestigador e Reitor (1996 a 2009) e, no decurso do seu Reitorado, defendeu e lutou pela implementação da Faculdade de Ciências da Saúde e do seu curso de Medicina, que viriam a concretizar-se no início dos anos 2000.

A homenagem a Pedro Roseta deve-se à intervenção preponderante, na qualidade de Deputado à Assembleia da República, na defesa do Instituto Politécnico da Covilhã e da sua conversão em Instituto Universitário da Beira Interior, que viria a concretizar-se em 1979. Natural da Covilhã, e licenciado em Direito, foi técnico superior do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação, tendo colaborado na reforma educativa do ministro José Veiga Simão.  Exerceu cargos de destaque em diversas Universidades e entidades relacionadas com a Educação, foi deputado e ministro da Cultura.

Fernando de Jesus, Professor Catedrático jubilado do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), colaborou com a Comissão Instaladora do Instituto Politécnico da Covilhã, para a criação e a orientação científica e pedagógica das disciplinas do Bacharelato em Administração e Contabilidade (BAC), o qual viria posteriormente a dar origem à licenciatura em Gestão de Empresas. No IPC, e nas instituições que lhe sucederam, foi autor de publicações fundamentais para assegurar a qualidade do ensino e para o crescimento do prestígio da Instituição.

A cerimónia do Dia da Universidade, como habitualmente, inclui as intervenções de Mário Raposo (Reitor da UBI), Hugo de Carvalho (presidente do Conselho Geral) e do presidente da Associação Académica (João Nunes). Este ano, o orador convidado é Anselmo Crespodiplomado em Ciências da Comunicação pela UBI, atual diretor de Novos Conteúdos da CNN Portugal, tendo já passado pela SIC e pela TSF.

Há ainda o Cortejo Académico, as outorgas de Cartas de Agregação, a entrega de medalhas a docentes e funcionários que completam 20 anos de serviço ou que se aposentaram até à data da cerimónia, e a atribuição de prémios de mérito escolar e do Prémio Voluntário Estudante 2023.

Aberta a toda a comunidade académica, a Sessão começa às 14h30, na próxima terça-feira.

te xtosfoto s

Edição: