ubinforma

ed. 841 | 20 a 26 abril 2024

Comemoração dos 20 anos da Faculdade de Ciências da Saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) assinala os 20 anos da sua criação com uma cerimónia que recordará a história vivida até ao momento, juntando alunos, docentes e investigadores. O evento comemorativo tem início às 14h30, de sexta-feira, dia 14 de dezembro, com a atuação da C’Tuna aos Saltos – Tuna Médica Feminina da UBI, antes do período de intervenções, que começa com as Boas-Vindas aos participantes, por parte do presidente da FCS-UBI, Miguel Castelo-Branco.
Segue-se o “Resumo da História da FCS em 20 Slides”, pelo docente Luís Taborda Barata, e as intervenções da presidente do Conselho de Faculdade, Luiza Granadeiro, da coordenadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), Ana Paula Duarte, e dos presidentes dos núcleos de estudantes. Está ainda prevista Apresentação dos Elementos do Conselho Consultivo Externo.
Há ainda a Assinatura do Protocolo para Constituição do Centro de Coordenação de Investigação Clínica das Beiras e, por fim, os Discursos de Encerramento que vão ser proferidos por Miguel Castelo Branco, pelo Reitor da UBI, António Fidalgo, e pela Ministra da Saúde, Marta Temido.
Depois da atuação da Tuna-Mus – Tuna Médica Masculina da UBI, é descerrada a Placa Comemorativa da efeméride, inaugurada a Exposição Fotográfica na Sala dos Conselhos e atualizadas as fotos dos Presidentes da FCS.
Esta sessão tem lugar no ano em que se assinalam as duas décadas da Resolução do Conselho de Ministros n.º 140/98, de 4 de dezembro de 1998, que acolheu a proposta da UBI de fazer no Interior do País uma faculdade ligada à saúde, baseada em modelos inovadores de formação e de articulação com as unidades de prestação de cuidados de saúde. O início da licenciatura em Medicina e de cursos de pós-graduação teve lugar no ano letivo de 2001/2002.
Atualmente, a FCS-UBI ministra as licenciaturas em Ciências Biomédicas e Optometria - Ciências da Visão, os mestrados integrados em Medicina e Ciências Farmacêuticas, bem como mestrados e doutoramentos, formações contínuas, pós-graduações e pós-doutoramentos da área da Saúde.
No plano da Investigação, a FCS incorpora o CICS, que tem por missão promover investigação científica de grande qualidade nas áreas clínicas, bioquímicas e epidemiológicas.

Mais informação
Convite