ubinforma

ed. 841 | 20 a 26 abril 2024

Alunos de Cinema nomeados para Prémio Sophia Estudante

Dois trabalhos de alunos da Licenciatura em Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI) estão nomeados para a edição deste ano do Prémio Sophia Estudante. “Idiossincrasias”, creditado a Noé Pereira, é um dos seis finalistas na categoria de “Melhor Curta-Metragem Documentário”, e o trabalho de Maria Clara Norbachs, para a produção “Flor de Lótus”, recebeu a nomeação para “Melhor Cartaz”.

O documentário “Idiossincrasias” foi realizado por alunos do 1º Ciclo em Cinema, no módulo de documentário da Unidade Curricular de Projeto de Cinema I, lecionado pela docente do Departamento de Comunicação e Artes, Manuela Penafria. Fazem parte da equipa responsável pela produção Noé Pereira, Flávio Miller, Filipe Vieira e Carlos de Sousa. Este filme parte da obra “Traços Fundamentais da Cultura Portuguesa”, de Miguel Real, uma das principais figuras cultura portuguesa contemporânea.

Quanto ao trabalho nomeado para “Melhor Cartaz”, é da autoria de Clara Norbach, e tratou-se de uma produção feita propositadamente para acompanhar a candidatura do filme “Flor de Lótus”, ao Prémio Sophia Estudante. A aluna frequenta também o 1.º Ciclo em Cinema e alcançou a nomeação no ano de estreia desta categoria na competição.

O Prémio Sophia Estudante é uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema – Associação Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas – APACC. Está é a quinta edição de uma iniciativa que se destina a promover a realização de curtas-metragens junto de estudantes do Ensino Superior universitário e técnico, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Os três primeiros classificados vão ser conhecidos a 13 de dezembro, na cerimónia que se realiza na cidade do Porto, no Teatro Municipal Rivoli.

Mais informação
Prémio Sophia 2018