Academia  Júnior de Ciências encerra 1ª edição

A Academia Júnior de Ciências (AJC) da UBI encerrou esta quarta-feira, mas promete voltar. Para o Reitor, António Fidalgo, o balanço da AJC é muito positivo e gratificante. Em Outubro há mais.

A funcionar desde Dezembro de 2014, a Academia Júnior de Ciências contou com 21 alunos provenientes de seis escolas secundárias da região. Esta iniciativa teve como objetivo mostrar o que se faz numa universidade e, ao mesmo tempo, aproximar os pré-universitários de três áreas científicas onde os resultados a nível nacional não têm sido os melhores: matemática, química e física.

Na sessão de encerramento, António Fidalgo frisou a importância destas áreas: “Uma sociedade é tanto mais forte quando mais a Matemática e as Ciências sejam apreciadas. É uma pena que haja tão poucos candidatos nestas áreas”.

A AJC funcionou às quartas-feiras, com sessões temáticas de natureza diversa, como aulas teórico/práticas, laboratoriais, palestras entre outras, nas áreas da matemática, física e química, bem como a interligação entre estas, através de temas como a meteorologia, informática, biologia, economia, engenharia, etc. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar a Universidade de Salamanca e interagir com cientistas do CERN via internet.

Na presença de todos os participantes da primeira academia júnior da UBI, o Reitor da UBI agradeceu aos alunos e aos professores, que “foram extraordinários, nesta ação conjunta, porque isto é um trabalho de equipa, temos que entrar todos”, e, sobretudo, a Manuel Saraiva, professor jubilado da UBI e diretor da Academia Júnior de Ciências, uma vez que, acrescenta António Fidalgo, “se não fosse o professor Manuel Saraiva, nunca passava de uma boa intenção. Ele é que concretizou a ideia, ele é que a realizou e mobilizou a comunidade académica, mobilizou os alunos e as escolas”.

Os 21 participantes da primeira Academia Júnior de Ciências foram alunos de seis estabelecimentos de ensino da Beira Interior. As três localizadas na cidade da Covilhã – Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, Escola Secundária Quinta das Palmeiras e Escola Secundária Campos Melo – a que se juntam a Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, e a Escola Secundária do Fundão. Do distrito da Guarda estão alunos provenientes do Agrupamento de Escolas de Gouveia.

Durante a sessão, na qual se fez o balanço desta primeira edição, Manuel Saraiva apresentou sugestões dos alunos e professores participantes, entre as quais as aulas da AJC passarem a ser à sexta-feira e não à quarta, como aconteceu nesta edição.

Ver mais sobre Academia Júnior de Ciências