ubinforma

ed. 833 | 17 a 23 fevereiro 2024

   
 
 

UBI recebe especialistas internacionais na área da recuperação e reabilitação de edifícios

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebe, no início de dezembro, um evento internacional focado na área da construção, cruzada com as mudanças climáticas e a sustentabilidade, temas de enorme atualidade e preocupação em todo o planeta. O CIRMARE 2023 – VI Congresso Internacional sobre “Recuperação, Manutenção e Reabilitação de Edifícios”, que tem organização da UBI, em parceria com Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Brasil, decorre na Faculdade de Engenharia, entre os dias 5 e 7 de dezembro.

A duas instituições propõem assim três dias dedicados à resiliência e adaptação de edifícios e das cidades para as mudanças climáticas, com foco no património edificado.

A análise destas matérias será feita por profissionais e investigadores provenientes de Portugal, Brasil, Espanha, China, Itália, Hungria, Polónia, Roménia e Federação Russa, responsáveis pelas 76 comunicações aceites, das 90 recebidas.

O programa divide-se em 10 sessões paralelas, uma mesa-redonda, quatro palestras e um workshop. Marcadas pela abrangência de temas, as sessões paralelas vão debruçar-se sobre a recuperação, manutenção e reabilitação, combinando áreas como a digitalização da construção, qualidade dos edifícios, economia circular no sector da construção, recuperação de áreas urbanas degradadas, habitação, conforto e saúde dos ocupantes, sustentabilidade das edificações, planeamento urbano e atualização tecnológica das construções.

Está prevista, no mesmo dia, a partir das 15h30, uma mesa-redonda com o tema “Habitação e Reabilitação – que futuro para Portugal?”, que vai abrir o debate a quem está no terreno na gestão de territórios da Beira Interior, com a participação dos municípios parceiros do evento: Covilhã, Fundão, Proença-a-Nova e Sabugal.

Além destes momentos, em que se esperam contributos valiosos para a assistência do CIRMARE 2023, haverá quatro “Palestras convidadas” e o workshop “A Resiliência nos Projetos Europeus: Destaques e Discussão”.

Na Sessão de Abertura (no dia 5 de dezembro), às 14h30, está prevista a participação do Reitor da UBI, Mário Raposo, do presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, da secretária de Estado da Habitação, Maria Fernanda Rodrigues, da diretora da Escola Politécnica UFRJ, Cláudia Morgado, do presidente da Faculdade de Engenharia da UBI, Mário Freire, do “Chair” do CIRMARE 2023, João Lanzinha, e do “Co-Chair”, Eduardo Qualharini.

Congresso tem o patrocínio principal do município da Covilhã, sendo também patrocinado pelos municípios do Fundão, Proença-a-Nova e Sabugal, e pelas empresas Bau Special Solutions e Mape. Tem ainda o apoio institucional de mais de três dezenas de entidades portuguesas e brasileiras, ligadas sobretudo aos sectores da engenharia, arquitetura e construção.

Além dos debates e apresentações científicas, o Congresso inclui, no dia 7 de dezembro, o Concurso Torres de Esparguete e Marshmallow, organizado em parceria com o Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura.

A atividade vai desafiar a criatividade dos estudantes na construção de uma estrutura com estes materiais. Serão premiados os trabalhos nas categorias de “Resistência” (ganha a estrutura mais alta que se mantenha estável) e “Design do Esquema Estrutural” (para premiar, além da altura e estabilidade, a que apresentar melhores argumentos estéticos).

O evento irá decorrer, de forma presencial, na Faculdade de Engenharia da UBI, e os participantes inscritos poderão assistir remotamente à sessão de abertura e às palestras com oradores convidados.

<< voltar

 

te xtosfoto s
 
         
 
 


Edição:
Gabinete de Relações Públicas
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma