UBI distingue Sérgio Godinho com Doutoramento Honoris Causa
A entrega do Doutoramento Honoris Causa a Sérgio Godinho marca a abertura Solene do Ano Académico 2025/2026, na Universidade da Beira Interior (UBI).
A homenagem a esta figura incontornável da música e cultura portuguesas reconhece o impacto da sua obra musical, complementada com um percurso literário, teatral e cinematográfico de relevo.
A cerimónia está agendada para a tarde do dia 8 de outubro e acontece na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. Anabela Mota Ribeiro vai apadrinhar a outorga do galardão ao músico, que conta com mais de 50 anos de carreira.
Sérgio Godinho, nascido no Porto a 31 de agosto de 1945, completou recentemente 80 anos. Com cerca de 20 anos foi viver para o estrangeiro, tendo passado por países como Suíça, França, Países Baixos, Brasil e Canadá.
Ainda no estrangeiro, faz a sua estreia discográfica, em 1971, com o álbum “Os Sobreviventes”, inspirado na resistência ao regime do Estado Novo e que acabou por ser alvo da censura em Portugal. Também o seu segundo disco, “Pré-Histórias”, enfrentou restrições semelhantes.
Regressou ao país após o 25 de Abril de 1974, tornando-se um dos protagonistas da explosão cultural registada no período histórico do início e da consolidação do processo democrático. A sua intervenção artística e social manteve-se fiel à promoção do pensamento crítico, intervenção social e promoção da cidadania ativa.
A sua aclamada carreira abrange, além da música (escrita e composição), a produção literária – incluindo a infantojuvenil –, a representação e a realização de cinema e vídeo.
Mantém, há mais de 50 anos, uma impressionante produtividade com dezenas de produções na forma de álbuns de estúdio, álbuns ao vivo, álbuns em colaboração com outros músicos, coletâneas, registos coletivos e bandas sonoras para filmes e séries.
Sérgio Godinho é um dos artistas portuguesas com maior capacidade de inspirar e dialogar com outros autores de diferentes gerações e estilos. Tem colaborações com artistas como José Mário Branco, Kalú, João Aguardela, Camané e Rui Veloso; os brasileiros Chico Buarque de Hollanda, Ivan Lins, Milton Nascimento e Gabriel, O Pensador; ou as bandas Rádio Macau e Clã, entre outros.
Toda esta produção multifacetada valeu-lhe a atribuição de várias distinções, que reconhecem a excelência do seu percurso artístico.
A homenagem que será feita pela UBI resulta de uma proposta da Faculdade de Artes e Letras.
Anabela Mota Ribeiro será a madrinha do Doutor Honoris Causa. Licenciada e Mestre em Filosofia, é uma figura com trabalho reconhecido na área dos media, nomeadamente imprensa escrita, televisão e rádio.
A abertura Solene do Ano Académico 2025/2026 decorre no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, a partir das 15h00.
O programa inclui o Cortejo Académico, a Intervenção da Reitora da UBI, Ana Paula Duarte, a intervenção do Presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, João Nunes, a atribuição do Grau de Doutor Honoris Causa a Sérgio Godinho. No final, acontece a apresentação de cumprimentos ao Doutor Honoris Causa.
<< voltar
|