ubinforma

ed. 833 | 17 a 23 fevereiro 2024

   
 
 

UBI abre Concurso Público para a construção do Centro Interativo de Ciências

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai colocar ao serviço de toda a comunidade um espaço construído de raiz, que visa atrair os estudantes das escolas nacionais (básicas e secundárias), assim como do público em geral, para as áreas da ciência e tecnologia. O Centro Interativo de Ciências (CIC-UBI) ficará instalado no Polo I, numa zona que será criada a partir da ampliação do edifício da Faculdade de Ciências (FC-UBI).

O Concurso Público para esta empreitada encontra-se aberto até dia 11 de dezembro. O anúncio, publicado no Diário da República, destina-se a receber propostas para a empreitada que resultará na implementação do CIC-UBI, previsto no programa UBI Impulso Jovens STEAM, no âmbito do projeto UBImpulso, Green and Sustainable Growth in a Digital World, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026. O valor base do concurso é de 341.600€ e o prazo de execução de sete meses.

Quando estiver concluído, espera-se que o CIC-UBI seja um centro de referência na difusão da cultura científica, na região e no país. Os visitantes poderão participar em atividades interativas nas áreas da física, da matemática e da química, tendo ao dispor um centro de astronomia, usando telescópios já disponíveis no Departamento de Física. Pretende-se ainda que o CIC-UBI seja um agregador dos Clubes de Ciência locais e se constitua como um espaço de exposições itinerantes e de palestras.

O Centro é um contributo da UBI para despertar nos jovens, e mais velhos, o interesse pela formação académica nas áreas da ciência, de tecnologia e de matemática, bem como na aprendizagem ao longo da vida.

O anúncio do Concurso Público deste projeto, da responsabilidade da Vice-Reitoria para o Património, Infraestruturas e Sustentabilidade, a pedido da FC-UBI, surge na mesma semana em que se comemora Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro). A data chama a atenção para a importância da investigação e de quem a produz, cujos contributos são fundamentais para a evolução da sociedade e da resolução de inúmeros problemas, transversais a diversas áreas.

<< voltar

 

te xtosfoto s
 
         
 
 


Edição:
Gabinete de Relações Públicas
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma