Pontes de Esparguete com novo record

Marco Canário, antigo aluno da UBI e já veterano neste concurso, bateu o record da competição com uma ponte de esparguete capaz de suportar 167 Kg.

Decorreu no passado dia 26 de novembro, na Faculdade de Engenharia, a XIV edição do Concurso "Humberto Santos" de Pontes de Esparguete (CPE 2014). Como acontece todos os anos, houve duas categorias a concurso: “Resistência” e “Estética”. O objetivo das pontes concorrentes à categoria “Resistência” era construir uma ponte que suportasse a maior carga possível. Quanto às pontes concorrentes à categoria de "Estética", pretendia-se que os concorrentes construíssem uma ponte que cumprisse este regulamento e fosse arquitetonicamente agradável. Como hoje em dia o design/estética da ponte não pode ser dissociado da carga a suportar, as pontes a concurso na categoria "Resistência" encontravam-se automaticamente inscritas na categoria "Estética".

Recorde-se que o recorde de “Resistência” do CPE foi atingindo na edição de 2013 e encontrava-se no valor de 145,60 kg. Esse record foi batido ontem por Marco Canário, ex-aluno da UBI, que venceu a categoria de Resistência com a ponte a suportar um peso de 167 kg. Em segundo lugar, da mesma categoria, ficou Samuel Almeida de Engenharia Eletromecânica com 82,39 kg e a ocupar o terceiro lugar ficou José Cardoso, aluno de Engenharia Aeronáutica, cuja ponte suportou 81,7 kg.

Já na categoria de Estética os três primeiros lugares foram para Adriano Andrade de Engenharia Aeronáutica, Rui Cruz de Arquitetura e José Cardoso de Engenharia Aeronáutica.

Os prémios foram patrocinados pelo Banco Santander,  pela Universidade da Beira Interior e pelo Departamento de Engenharia Eletromecânica.