ubinforma

ed. 833 | 17 a 23 fevereiro 2024

   
 
 

Observatório de Comunicação Móvel e Inteligência Artificial criado durante Congresso Internacional na UBI

A Universidade da Beira Interior (UBI) foi o palco do nascimento do Observatório de Comunicação Móvel e Inteligência Artificial, que terá o contributo de investigadores do Brasil, Espanha e Portugal. Esta decisão, numa altura em que a Inteligência Artificial ganha uma importância transversal a todas as atividades humanas, surgiu na sexta edição do JDMIA – Congresso Internacional Jornalismo para Dispositivos Móveis & Inteligência Artificial. O evento científico, que teve lugar nos dias 23 e 24 de novembro, encerrou com uma reunião de trabalho onde foi criado o Observatório.

Esta nova estrutura científica junta investigadores ibero-americanos pertencentes a laboratórios de três países e propõe-se trabalhar no campo das novas tecnologias associadas ao Jornalismo, com particular enfoque nos dispositivos móveis de consumo e na aplicação da Inteligência Artificial.

O primeiro passo será o lançamento do website deste Observatório, um espaço onde será apresentada a equipa, disponibilizada a investigação já produzida e difundidos os eventos a organizar. Numa segunda fase, serão iniciadas candidaturas a projetos, nacionais e internacionais, e a produção de relatórios sobre o mercado, o desenvolvimento de protótipos e a elaboração de estudos científicos.

Na discussão inicial foram definidas algumas linhas prioritárias de investigação, destacando-se os estudos sobre IA generativa, o uso da IA no combate à desinformação e as narrativas adaptadas ao consumo em dispositivos móveis.

A criação deste Observatório encerrou o 6.º Congresso Internacional JDMIA, Jornalismo e Dispositivos Móveis, um evento cuja primeira edição ocorreu em 2009, então com o nome “Encontros de Montanha”. As publicações científicas de todas as edições têm sido publicadas em livros e revistas, totalizando já cerca de uma centena de artigos.

Ao longo dos dois dias de trabalho, os investigadores apresentaram 11 trabalhos previamente selecionados entre as 31 propostas recebidas neste que é um dos mais antigos congressos de nicho sobre esta temática.

Participaram no evento investigadores do LabCom.CA, GJol, UbiLab, Lab Gureiker, NephiJor, JorCon, HumansConnLAb , COM21 e Observatório das Mídias Digitais, Mlab e JEDI.

 

<< voltar

 

te xtosfoto s
 
         
 
 


Edição:
Gabinete de Relações Públicas
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma