ubinforma

ed. 928 | 11 a 17 abril 2026

   
 
 

Estudante da UBI premiada em conferência internacional sobre Inteligência Artificial

O artigo da autoria da estudante de Doutoramento em Engenharia Informática da Universidade da Beira Interior (UBI), Joana Cabral Costa, foi galardoado com o prémio de Melhor Poster na 18.ª edição da International Conference on Agents and Artificial Intelligence (ICAART). O trabalho tem coautoria de Tiago Roxo, Hugo Proença e Pedro R. M. Inácio, do Departamento de Informática.

A distinção “Best Poster Award Certificate”, atribuída pelo Institute for Systems and Technologies of Information, Control and Communication (INSTICC) e pela organização da conferência, reconheceu o trabalho intitulado “ZQBA: Zero Query Black‑Box Adversarial Attack”.

O artigo integra um projeto de investigação na área da Inteligência Artificial, com o objetivo de tornar estas técnicas mais robustas a ataques adversariais. O trabalho propõe um ataque adversarial que explora as representações das redes neuronais profundas, distinguindo‑se de abordagens tradicionais que recorrem a milhares de interações com o mesmo modelo.

A ICAART é uma conferência internacional de elevada exigência científica, centrada em Agentes, Sistemas Multiagentes e Inteligência Artificial, reunindo anualmente centenas de investigadores de todo o mundo, o que reforça a qualidade da investigação desenvolvida em Portugal e na UBI.

A 18.ª edição da ICAART decorreu em Marbella, Espanha, entre 5 e 7 de março de 2026.

<< voltar

 

te xtosfoto s
 
         
 
 


Edição:
Gabinete de Marketing, Imagem e Comunicação
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma