|
|
Dia Europeu do Património Académico com atividades para a comunidade
A Universidade da Beira Interior (UBI) promove, na próxima semana, atividades que celebram a sua ligação com o património da cidade da Covilhã. O convite, dirigido a toda a comunidade, é para visitar o Museu de Lanifícios e participar na Rota CampusLANA, uma caminhada cujo trajeto cruza os atuais edifícios da academia que estiveram originalmente ligados à secular indústria dos lanifícios.
As oportunidades de conhecer ou relembrar dois importantes marcos da cidade e da Universidade – a passagem de fábrica à formação superior – estão agendadas para os dias 18 e 20 de novembro, no âmbito das comemorações do Dia Europeu do Património Académico.
A caminhada Rota CampusLANA (20 de novembro) foi criada para dar a conhecer o papel exemplar da UBI na conservação ativa do património industrial dos lanifícios e sensibilizar para a valorização da lã, uma matéria-prima potenciadora de equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável.
O ponto de encontro é às 14h00, na zona da Parada da UBI, e a participação é livre, requerendo inscrição através de muslan@ubi.pt. Partindo da Parada do Polo I da UBI (antiga Praça Central da Real Fábrica de Panos), segue o percurso das faculdades-polos-fábricas da UBI, subindo e descendo encostas, percorrendo caminhos e escadas, para terminar no Núcleo da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios.
Trata-se de um percurso de dificuldade média, de sete quilómetros e duração de três horas, para o qual se aconselha o uso de calçado confortável. Apela-se aos participantes para que vistam uma peça de lã.
O CampusLANA Sensation é uma atividade organizada pela turma de 1.º ano da licenciatura em design de moda, no âmbito da disciplina “Materiais para Moda”, em cooperação com o Museu e a Vice-Reitoria para os Recursos Humanos, Concursos e Atos Académicos.
Antes, no dia 18 de novembro (segunda-feira feira, entre as 14h30 - 16h30), inserida na mesma efeméride, decorre a “Visita Guiada ao Museu de Lanifícios da UBI”. O objetivo é que cada um dos visitantes possa embrenhar-se na história dos lanifícios, da cidade e da UBI e em recursos de apoio à investigação.
A visita inicia-se na Real Fábrica de Panos (Polo I) e conclui-se no Arquivo Histórico, no Núcleo da Real Fábrica Veiga. Também esta atividade tem participação livre, com inscrições para o mesmo e-mail.
As iniciativas celebram o Dia Europeu do Património Académico 2024, que se assinala a 18 de novembro. A efeméride visa a que as universidades europeias lembrem o seu património cultural comum, num dia especial. O tema para este ano é “Sensação” (“Sensation” na versão em língua inglesa).
Este dia tem especial relevância para a UBI, cujo património cultural está indissociavelmente ligado aos lanifícios. Quem visita a cidade encontra algumas fábricas nas encostas da cidade, seguindo o curso das ribeiras da Goldra e da Carpinteira, bem como outras que desapareceram ou estão em ruínas e, outras ainda, que se transformaram. Destas, algumas passaram a albergar faculdades da UBI (Ciências, Artes e Letras, Engenharia, Ciências Sociais e Humanas), residências estudantis (Pedro Alvares Cabral), núcleos museológicos (Reais Fábricas e Râmolas de Sol), a que se junta a Reitoria, situada no antigo Convento de Santo António, num passado mais remoto ligado aos trabalhos do burel.
<< voltar
|