 |
|
Ana Paula Duarte assume cargo de Reitora da UBI
Ana Paula Duarte tomou posse como Reitora da Universidade da Beira Interior (UBI), numa cerimónia que marcou o início de um novo ciclo de liderança na instituição. Perante um Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde repleto, na tarde de 30 de junho, a nova Reitora traçou as prioridades para o mandato, assentes na liderança participada, compromisso social e na afirmação da UBI como instituição de referência nacional e internacional.
Ana Paula Duarte defende uma universidade aberta, diversa e cosmopolita, mas com uma forte missão regional, assumindo-se como agente de coesão territorial e de desenvolvimento sustentável.
“Permitam-me que elenque um conjunto de prioridades e desafios que norteiam o plano de ação para os próximos anos”, afirmou no discurso de tomada de posse. Abordou três pilares centrais — Ensino, Investigação e Inovação, e Compromisso com a Comunidade —, sustentados por sete eixos estruturantes (Pessoas; Responsabilidade Social; Desporto, Saúde e Bem-estar; Comunicação e Cultura; Modelo Organizacional; Instalações e Património; e Recursos Financeiros). De seguida, apontou sete dimensões transversais de atuação: Liderança participativa, Internacionalização, Sustentabilidade, Qualidade, Transparência, Transformação Digital e Inclusão, Diversidade e Igualdade de Oportunidades.
No Ensino, destacou a qualidade da formação que já existe e a importância de adaptação dos modelos pedagógicos aos novos desafios, como a transformação digital, bem como a avaliação de modelos pedagógicos diferenciados, que propiciam melhores resultados. Falou ainda do reforço da oferta de 2.º e 3.º ciclos, oferta formativa interdisciplinar e o investimento na formação ao longo da vida.
Na Investigação e Inovação, estabeleceu como metas o aumento do número de investigadores, maior integração em redes internacionais — como a UNITA —, o fomento da investigação multidisciplinar e o reforço do apoio às unidades de I&D na submissão de candidaturas nacionais e internacionais. Sublinhou que estas medidas “terão impacto no número e na qualidade das publicações científicas com a marca da UBI”.
A valorização das pessoas constitui igualmente uma prioridade. A nova Reitora comprometeu-se com a promoção da estabilidade do corpo docente, a formação contínua e a valorização de todos os membros da comunidade académica.
A ligação à região foi reafirmada como parte integrante da missão institucional, com ênfase na coesão territorial. “Afirmar a UBI é assegurar o contributo da instituição para a revitalização económica, social e cultural da região em que se insere”, considera, acrescentando que “os próximos quatro anos serão de consolidação destes laços, e do compromisso ético e social da Universidade para com o desenvolvimento do território”.
Ana Paula Duarte tornou-se a primeira mulher a liderar a UBI, momento que se reveste de um forte simbolismo. Reconheceu o momento como inspiração para as gerações futuras: “Não me vejo como exemplo, mas gosto de pensar que, algures, uma rapariga olha para a UBI e pensa que este é um espaço onde as mulheres podem aspirar a todos os lugares de liderança que pretendam conquistar, aqui e em qualquer lugar. Espero que este passo ajude a reforçar a UBI como promotora da igualdade de género”.
Docente da UBI desde 1987, Ana Paula Duarte, Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Saúde, reiterou o seu compromisso com a instituição e com a comunidade académica, recordando o percurso desenvolvido na docência, investigação, gestão e liderança.
“Sempre que a UBI me chamou, eu disse: presente. E hoje, aqui estou, com humildade e determinação, para começar um novo desafio”, afirmou.
No mesmo evento, Mário Raposo proferiu o seu último discurso como Reitor, destacando as conquistas do mandato iniciado em junho de 2021: a marca atingida de mais de 10 mil estudantes, o reforço da produção científica, a internacionalização fruto da participação na UNITA, o aumento do número de estudantes estrangeiros, crescimento do financiamento público e renovação das infraestruturas. Destacou ainda projetos estratégicos como o Centro Interativo de Ciências e o C4G, entre outros.
“Como Reitor, e tendo conduzido os destinos da UBI durante quatro anos, tenho de dizer que foi um privilégio trabalhar para o desenvolvimento da nossa Instituição, da nossa UBI, da vossa UBI, e, por isso, um grande bem-haja à nossa comunidade académica, que se envolveu e colaborou nas nossas atividades”, declarou aquele que foi o primeiro diplomado pela Universidade a ocupar o mais alto cargo da Reitoria e que teve um papel ativo na academia na docência, investigação e gestão institucional, ao longo de mais de 40 anos.
Na mesma cerimónia — que contou com intervenções de João Casteleiro Alves, presidente do Conselho Geral da UBI, e de João Nunes, presidente da AAUBI — tomaram posse os Vice-Reitores para o novo mandato: Sílvia Socorro (Investigação, Inovação e Desenvolvimento), Amélia Augusto (Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social), Helena Alves (Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade), Sílvio Mariano (Património, Infraestruturas e Sustentabilidade), João Leitão (Financeira, Modernização Administrativa e Interação com a Comunidade), Pedro Inácio (Estratégia Digital, Gestão da Informação e Capacitação de Recursos Humanos) e Bruno Costa (Internacionalização e Comunicação Institucional). Henrique Neiva será Pró-Reitor para o Desporto e Campus Saudável e tomará posse em data oportuna.
<< voltar
|