UBInforma
 

ed. 546 | 23 a 29 setembro 2017

  Vencedores do UBI Management Challenge
 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

A finalíssima do UBI Management Challenge decorreu no passado dia 27 de Abril e deu o primeiro lugar a “ProActivos”, seguindo-se a “GHRT_Eng” e “SINERGY”. O prémio diversidade foi para Technologic.

A UBI promoveu este ano, para os seus alunos, a 1ª edição do UBI Management Challenge, em parceria com a empresa SDG – Simuladores e Modelos de Gestão e com o patrocínio do Banco Santander Totta.

O UBI Management Challenge decorreu em duas etapas, a primeira das quais online.

Inscreveram-se no total 50 equipas, que foram divididas em oito grupos. A melhor de cada grupo disputou a segunda etapa presencial: a finalíssima, que decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas no passado dia 27 de Abril.

O UBI Management Challenge consistiu numa simulação empresarial em que cada equipa geriu uma empresa com o objetivo de obter a mais elevada cotação das suas ações na bolsa de valores. A aquisição por parte dos alunos que não são da área de gestão de “competências transversais de trabalho em grupo, organização e competências técnicas” são as principais mais-valias de usar estes jogos em ambiente académico, diz Tiago Sequeira, pró-reitor da UBI. Trata-se de uma forma de aquisição de conhecimentos “em auto-aprendizagem interactiva, em grupo, daí claramente complementar ao ensino tradicional”, acrescenta este responsável.

As equipas assumiram o papel de um conselho de administração e tomaram decisões nas várias áreas da empresa: Marketing, Finanças, Produção e Recursos Humanos. Ao tomarem decisões de gestão de topo, os participantes analisaram indicadores económico-financeiros, ganharam uma visão mais alargada e estratégica de uma empresa, compreendendo a interação entre as diferentes áreas funcionais e o impacto que as suas decisões podem ter numa organização, tendo em conta as condicionantes do mercado em que competem e a máxima satisfação do cliente.

Esta competição desenvolve competências transversais na área da gestão, como campo experimental de prática laboratorial, porque se valoriza pedagogicamente e permite a coordenação e integração do processo decisório das diferentes áreas funcionais da gestão em contexto de mercado como também comportamentais, por exemplo o trabalho em equipa, liderança, negociação, comunicação, entre outros.

O UBI Management Challenge incentivou e premiou a constituição de equipas multidisciplinares das várias faculdades, potenciando a alunos que não são das áreas científicas afins à gestão, adquirirem também essas competências, tendo sido vencedora a equipa Technologic composta por alunos de Ciências Biomédicas e Electromecânica.

As 3 equipas vencedoras da finalíssima receberam o passaporte para o Global Management Challenge 2012, competição organizada pela SDG em parceria com o Jornal Expresso, desde 1980. Projeto português, presente atualmente, em mais de 40 países nos 5 continentes, é a maior competição de estratégia e gestão do Mundo. Em Portugal, o simulador tem sido aplicado nas maiores escolas de gestão do país.

Os membros da equipa vencedora foram premiados com um estágio de verão remunerado no Banco Santander Totta e receberam também o valor da propina de mestrado na UBI para cada um dos membros da equipa vencedora, válidos na frequência dos mestrados de gestão ou empreendedorismo e criação de empresas ou engenharia e gestão industrial. A equipa que venceu o prémio diversidade ganhou uma contribuição para o capital social de uma spinoff a criar, ao abrigo do Regulamento de Spinoffs da UBI.

UBInforma nº 306 | 5 a 11 maio 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma