UBInforma
 

ed. 554 | 18 a 24 novembro 2017

 

V Hospital de Faz de Conta

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

O Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior – MedUBI vai realizar mais uma edição do Hospital Faz de Conta, sendo esta a 5ª edição. Este é um projecto original da EMSA (European Medical Students’ Association), que tem vindo a ser desenvolvido pelas diferentes Associações de Estudantes de Medicina do nosso país.
Terá lugar nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, na cidade da Covilhã, entre os dias 23 e 27 de Abril de 2012 envolvendo no total 528 crianças de 15 escolas da região.

O Hospital Faz de Conta é um “hospital” em que as crianças são os “pais” que levam os seus “filhos”, os bonecos, ao hospital. Aí, são recebidas por estudantes de Medicina desta faculdade que desempenham o papel de médicos neste “jogo de faz de conta”, contando também com a participação dos estudantes de Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas e Optometria.

O objectivo é ajudar as crianças entre os 5 e os 7 anos de idade, a perder os seus medos do ambiente hospitalar e da “bata branca”, de uma forma amigável e divertida e, para os estudantes da área da Saúde, desenvolver a comunicação com os mais novos.

As crianças passarão por um circuito que incluirá Sala de Entrada, Consultórios, Sala de Imagiologia, Farmácia/Sala de Tratamentos, Sala de Internamento, Sala de Cirurgia e Sala de Educação para a Saúde. Nesta edição surge uma novidade na Sala de Imagiologia: para além de Raios-X e Electrocardiografia, os mais pequenos terão oportunidade de aprender sobre a Investigação Médica.

Na última etapa, a Educação para a Saúde, as crianças podem aprender um pouco mais sobre o nosso corpo e sobre hábitos saudáveis. Nesse sentido, este ano, contamos com o apoio da Fundação Champalimaud, que marcará presença com o seu simulador 3D do corpo humano, o Champimóvel, que crianças a partir dos 5 anos poderão experienciar. Tendo em conta que virão crianças a partir dos 3 anos, neste tempo, serão entretidas com um pequeno teatro acerca de temas importantes para a Saúde.

Esta actividade, desenvolvida pelo MedUBI,  para além dos apoios institucionais da Universidade da Beira Interior e Faculdade de Ciências da Saúde; conta com os apoios de: Fundação Champalimaud, Astrazeneca, Delta, Unicer, Biosaúde, Terra dos Sonhos, Revista “Nosso Amiguinho”, Paulus, Pingo Doce, aiaimatilde® e ainda alguns apoios locais como Hotel Tryp D.Maria, Pastelaria Pérola Doce, Pastelaria Leite & Mel, Papelaria NovaForma, Gelgurte e Miminhos da Natureza.

UBInforma nº 304 | 21 a 27 abril 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma