UBICool envolveu mais de 400 alunos em 2011/2012

Com o fim do ano letivo 2011/2012, é tempo de balanço do projeto UBICool – Vountariado Universitário, a iniciativa da CooLabora em parceria com a Universidade da Beira Interior (UBI), que tem como principal objetivo promover uma cultura de paz e de não-violência em contextos educativos.

Os cerca de 40 estudantes da UBI que integram o projeto intervieram regularmente nas várias escolas secundárias da cidade da Covilhã e ainda na EB 2/3 do Tortosendo dinamizando atividades que têm como principal propósito a prevenção de problemas como o bullying ou a violência no namoro e o reforço da capacidade dos jovens e crianças de resolução não-violenta de conflitos. Foram dezenas as sessões em recreios e em salas de aulas com atividades lúdico-pedagógicas que envolveram ativamente e regularmente cerca de 400 alunos dos 2º e 3º ciclo e do ensino secundário.

O UBICool, que aposta fortemente na capacitação dos voluntários e das voluntárias, constitui uma oportunidade para a aquisição de competências, para o exercício da cidadania e para a criação de novos laços com a comunidade como o atestam os testemunhos que surgiram na reunião final de avaliação: “A aquisição de novos conhecimentos e competências de comunicação e interação com os outros foi uma grande recompensa do meu envolvimento nesta iniciativa”; “O UBICOOL permitiu-me um maior contato com o contexto escolar atual e uma oportunidade para pôr em prática algumas competências adquiridas na UBI”; “Esta experiência foi, sem dúvida, uma oportunidade de exercer a minha cidadania na construção de um mundo melhor.”

UBInforma nº 315 | 7 a 13 julho 2012