UBI Reúne Cientistas de 12 Instituições em Projeto Revolucionário Financiado pela União Europeia

A Universidade da Beira Interior vai acolher, nos dias 19, 20 e 21 de março, no Anfiteatro 8.1, uma reunião do Projeto Europeu de Investigação MAAT, que pretende desenvolver um sistema cruzador-vaivém baseado em dirigíveis de grandes dimensões. O dirigível cruzador viajará a 15 Km de altitude e funcionará como uma plataforma logística flutuante. O vaivém permite recolher pessoas e bens em terra e entregá-los ao cruzador. O sistema é amigo do ambiente, pois baseia-se no mesmo princípio de funcionamento dos balões, cheios de hélio ou hidrogénio, e é alimentado por painéis fotovoltaicos.

Participam neste projeto 12 Instituições de investigação, entre as quais empresas e universidades. A ideia é absolutamente inovadora e lembra os filmes da célebre saga “Guerra das Estrelas” com as suas cidades flutuantes na estratosfera. A instituição líder é a Universidade de Modena e Reggio-Emilia em Itália, sendo que “a UBI é a responsável pelos vários sistemas de propulsão do cruzador e vaivém”, afirma o Coordenador do Projeto na UBI, José Páscoa, do Departamento de Engenharia Eletromecânica. Segundo este investigador “o convite à UBI relacionou-se com a competência reconhecida à instituição e ao facto de se tratar de um projecto multidisciplinar, sendo que a UBI participa com investigadores do Departamento de Eletromecânica e de Aeronáutica”. No dia 19, de manhã, haverá uma sessão pública para apresentação do projeto à comunicação social e à comunidade académica.

O projeto MAAT tem sido objeto de grande atenção nos meios de comunicação social por se tratar de uma ideia revolucionária que pretende catapultar a União Europeia para a liderança tecnológica neste domínio. A mais recente apresentação aconteceu num dos célebres colóquios da Royal Society, em Londres. Estes colóquios são conhecidos por terem sido aí apresentados a grande maioria dos desenvolvimentos científicos e tecnológicos do mundo moderno, desde Newton até aos nossos dias. Segundo José Páscoa, “a presença da UBI é uma consequência de um trabalho persistente de vários anos e da visibilidade que as publicações científicas daí resultantes têm alcançado”.

Instituições Participantes: Universitá Degli Studi di Modena e Reggio-Emilia (Itália); Universidade da Beira Interior (Portugal); Logistic Network Consultants GmbH (Alemanha); University of Hertfordshire (Reino Unido); Southern Federal University (Russia); Engys LTD (Reino Unido); University of Lincoln (Reino Unido); Universitá Di Bologna (Itália); Exponential Design Lab (Uruguay); Aero Sekur S.p.A. (Itália); Vrije Universiteit Brussel (Belgica); Politecnico di Torino (Italy).

UBInforma nº 299 | 17 a 23 março 2012