UBI inicia o ano com reconhecimento de mérito pela EUA

Está concluído o relatório final de avaliação de follow-up elaborado pela European University Association (EUA). O Plano Estratégico de Desenvolvimento da UBI, Plano 2020, as estruturas de governação e de gestão, uma administração central eficiente e uma reitoria proactiva são especialmente destacadas, nas conclusões da EUA, como constituindo os alicerces para a consolidação da UBI.

Este relatório tece rasgados elogios não só em relação a aspetos-chave da instituição e à implementação das recomendações da avaliação inicial, como no que se refere ao modo como o processo de autoavaliação foi desenvolvido pela Comissão de Autoavaliação e coordenado pelo Gabinete da Qualidade.

O Reitor, João Queiroz, não esconde a sua satisfação relativamente às conclusões extremamente positivas do relatório agora conhecido e é perentório em atribuir este bom desempenho à UBI: “Da análise deste relatório, fica a certeza de que a estratégia delineada no Plano de Ação 2009-2013, com base nas recomendações anteriores, e implementada pela equipa reitoral, foi na direção certa, tendo sido tomadas as decisões que se impunham. É extremamente gratificante ver reconhecidos o esforço e trabalho investidos, na implementação das recomendações da EUA, a partir de 2009. Estou profundamente convicto de que estes resultados não seriam possíveis sem o empenho de todos os estudantes, docentes e não docentes. Considero, por isso, que todos se devem sentir orgulhosos pelo reconhecimento outorgado por uma instituição, com uma experiência tão vasta e indiscutível nesta matéria, como a EUA.”

Tal como já afirmara, após a apresentação das conclusões preliminares, o Reitor não esquece que se impõe ir mais além nos domínios do ensino-aprendizagem, da investigação, da internacionalização, da abertura à sociedade, da qualidade e da governação, sobre os quais incidiu a análise da EUA. “É esse o sentido das recomendações que constam neste relatório: aprofundar os progressos alcançados, de modo a implementar uma cultura de qualidade sólida, melhorar os serviços à sociedade e à região e criar sinergias inovadoras entre ensino-aprendizagem e investigação.”

Salientando que a UBI tem demonstrado saber contornar a atual conjuntura de adversidade, a EUA reitera que a universidade tem condições para crescer, no futuro, através da implementação de curricula inovadores e baseados em investigação original, no âmbito de um contexto estratégico em linha com desenvolvimentos europeus e internacionais.

Em complemento da habitual divulgação no portal da EUA, este relatório está disponível no portal da UBI, para que possa ser objeto de análise, reflexão e apropriação pelo seu legítimo destinatário: a comunidade académica da UBI.

UBInforma nº 335 | 12 a 18 janeiro 2013