UBI implementa novo processo de Gestão

.

A Universidade da Beira Interior vai iniciar a primeira fase da implementação de um novo modelo de gestão na instituição – BPM (business process management), com vista a uma optimização, eficácia e melhoria de todos os processos administrativos.

A implementação do projeto GESPUBI, com base no BPM, pretende envolver toda a comunidade académica de forma a aumentar a eficiência na utilização dos recursos existentes, incrementar a eficácia na realização dos objectivos e assegurar eficazmente a satisfação de todos os envolvidos, nomeadamente, professores, funcionários, alunos, investigadores e entidades externas que contactam com a UBI.

Para o administrador da UBI e líder do projeto, Carlos Araújo, “reconheçamos ou não, os processos existem e estão presentes em toda a nossa vida pessoal ou profissional. No contexto da Universidade os processos são o meio para realizarmos o nosso trabalho. Quanto mais eficientes forem os processos, mais eficazes conseguimos ser, mais robusta é a nossa posição, maior é a nossa satisfação e realização pessoal e profissional.”

O conceito de BPM foi sistematizado em 2003 através de Howard Smith e Peter Fingar com livro "Business Process Management: The Third Wave",  no qual os autores focaram o BPM como sendo uma automatização de processos através de ferramentas de software.

“Vamos mudar os processos na UBI” é um projeto coletivo onde caberá o contributo de todos. Entre outras coisas este projecto deverá culminar com o aperfeiçoamento e integração de plataformas como o GDUBI, o SIGUBI, o SIADAP, pretendendo que todos os membros da comunidade saibam o que fazer e a quem se dirigir quando pretendem fazer uma aquisição, um requerimento, candidatar um projeto, ou resolver outro tipo de problema corrente. Além disso o BPM inclui sistemas de melhoria continua.

O Administrador da UBI e a equipa do projeto começam agora o seu trabalho de inventariação e diagnóstico nos diversos serviços da UBI. A comunidade académica será informada dos vários passos do desenrolar do projeto.

UBInforma nº 330 | 24 a 30 novembro2012