UBI distingue docentes com Prémios de Mérito Pedagógico

Já são conhecidos os Prémios de Mérito Pedagógico que visam distinguir o docente ou grupo de docentes da UBI com uma intervenção pedagógica particularmente relevante e inovadora nas áreas de Ciências, Engenharia, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Letras e Ciências da Saúde.

Estes prémios foram instituídos no seguimento da política de reconhecimento do mérito promovida pela Reitoria, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, que os financia. São considerados para a sua atribuição os trabalhos desenvolvidos nos três últimos anos.

A implementação deste tipo de concursos só se torna possível pelo estabelecimento de parcerias estratégicas com entidades privadas, o que mostra o crescente envolvimento da academia com o meio empresarial e o reconhecimento que este tem vindo a prestar à Universidade.

Faculdade de Ciências
Rogério Pedro Fernandes Serôdio
Unidade curricular: Matemática Computacional lecionada nos cursos de 1º ciclo de Eng. Eletromecânica e Eng. Eletrotécnica e de Computadores. A utilização da metodologia de aprendizagem pelos pares (peer instruction) permitiu um maior envolvimento dos estudantes na aprendizagem e maior interação com o professor, traduzida em melhores resultados.

Faculdade de Engenharia
Fernando Manuel Bigares Charrua Santos
Francisco Miguel Ribeiro Proença Brojo
José Carlos Páscoa
Paulo Manuel Oliveira Fael
Projecto Eco-Maratona, transversal e integrado em diversas unidades curriculares da área da Engenharia, que utiliza a metodologia denominada Projetos Cíclicos de Longa Duração (PCLD).

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Pedro Guedes de Carvalho
Daniel Almeida Marinho
Mário António Cardoso Marques
Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da Costa
Reorganização das atividades de ensino-aprendizagem no 2º ciclo de Ciências de Desporto, capaz de atrair alunos e docentes externos, permitindo simultaneamente aos estudantes participar e vivenciar estratégias de investigação de maior qualidade.

Faculdade de Artes e Letras
Urbano Mestre Sidoncha
Intervenção pedagógica na unidade curricular - Estética, lecionada em diferentes cursos de 1º e 2º ciclos de estudos, traduzida pela adoção de novas formas de contacto com os estudantes que promovam a sua participação empenhada e a sua responsabilização individual pela aprendizagem.

Faculdade de Ciências da Saúde
José Eduardo Brites Cavaco
Unidade Curricular: Projeto em Ciências Biomédicas (2º ciclo)
Intervenção pedagógica com o objetivo de desenvolver nos estudantes capacidade de transmitir conhecimentos científicos através da interação com diferentes públicos-alvo, promovendo uma aprendizagem multidisciplinar, trabalho de equipa, espírito de grupo e aumentando a motivação.

UBInforma nº 319 | 8 a 14 setembro 2012