UBI desenvolve projeto inovador de aproveitamento de resíduos

O Centro de Materiais e Tecnologia Construtivas (C- MADE) da Universidade da Beira Interior está a desenvolver um projeto inovador de aproveitamento de resíduos – VALMINARTS. A ideia base deste projeto consiste na conceção inovadora de materiais compósitos constituídos por partículas de resíduos de minas e pedreiras com grande valor estético para potencial uso em diferentes aplicações técnicas e artísticas. O valor estético e visual desses materiais compósitos inovadores é conseguido pelas características dos resíduos, nomeadamente devido à sua textura particular, ao seu envelhecimento natural e às tonalidades de cores, sendo assim um aspeto fundamental deste projeto.

A ideia do projeto resulta da experiência obtida pelos parceiros responsáveis nos últimos cinco anos devido ao desenvolvimento de extensas investigações no domínio dos novos materiais compósitos para aplicações técnicas e artística utilizando resíduos de pedreiras da Macael (Espanha) e da Panasqueira (Portugal) regiões. Estas investigações foram realizadas pelos parceiros do projeto VALMINARTS na Universidade de Granada (Espanha) e Universidade da Beira Interior (Portugal) e os resultados obtidos por ambos os parceiros eram mutuamente comparados a fim de otimizar as propriedades mecânicas e melhorar a qualidade estética dos novos materiais desenvolvidos.

Como consequência destes trabalhos preliminares de pesquisa tecnológica, diversos protótipos e soluções inovadoras foram identificadas como potencialmente adequadas para uso em aplicações técnico-artísticas diferenciadas, nomeadamente na intervenção em arquitetura, escultura técnica, mobiliário urbano e de decoração, pavimentos urbanos, modernização de revestimentos em áreas urbanas, restauração / reabilitação de edifícios históricos ou, simplesmente como materiais para revestimentos de fachadas de edifícios.
Este projeto tem como grande novidade a valorização de agregados provenientes de resíduos do processamento industrial e da extração mineira, em Portugal, das minas da Panasqueira e Espanha das minas de Macael, contribuindo para a valorização destas matérias-primas inertes e da redução do seu impacto ambiental em depósitos de escombreiras. De salientar que o processo de obtenção deste produto é de baixo custo, não necessita de energia térmica, nem de água, sendo por isso ambientalmente sustentável.

UBInforma nº 296 | 25 fevereiro a 2 março 2012