UBI atribui primeiros apoios do Fundo de Apoio Social

Estão atribuídos os primeiros apoios do Fundo de Apoio Social da Universidade da Beira Interior, após reunião da comissão no passado dia 16 de outubro. Os alunos candidatos ao Fundo vão agora começar a colaborar nas bibliotecas, nos sector das atividades culturais e desportivas, sector de alimentação e nutrição e no alojamento.

Foram aprovadas 29 candidaturas. “Obviamente que preferíamos não ter nenhuma candidatura, isso seria muito bom sinal, mas fico satisfeito com a adesão por parte dos alunos ao FAS já que este mecanismo foi propositadamente criado para dar resposta às dificuldades que muitos dos nossos alunos enfrentam e desta forma lhes permita continuar a sua formação na academia”, refere o Reitor, João Queiroz.

Este fundo de apoio social tem como objetivo constituir um novo mecanismo de apoio aos seus estudantes, promovendo a solidariedade e equidade social, bem como a redução do abandono escolar, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e escolar de todos. O Reitor acrescenta ainda que "está dado o primeiro passo para a implementação efetiva de uma das mais importantes medidas tomadas este ano, ao tratar-se de um importante mecanismo de ajuda aos nossos alunos”. Note-se que o Fundo de Apoio Social da UBI foi das medidas mais aplaudidas pela comissão de avaliação da European Association University (EUA) que esteve de visita à UBI na passada semana.

Fazem parte da comissão do FAS o Reitor, Vice-Reitor para o Ensino e Internacionalização, Presidentes das Faculdades, Administrador da UBI, Administrador dos SASUBI, Provedor do Estudante e Presidente da Associação Académica da UBI.
A Universidade, como comunidade, tem que ter, ainda com mais ênfase em momentos de crise e emergência nacionais, a preocupação de integrar todos sem exceções e, em particular, aqueles que fruto da conjuntura, sentem dificuldades acrescidas na prossecução dos seus estudos.

UBInforma nº 325 | 20 a 26 outubro 2012