UBInforma
 

ed. 545 | 16 a 22 setembro 2017

 

UBI atribui Honoris Causa a Ramalho Eanes

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

No próximo dia 30 de Abril a Universidade distingue o 1º Presidente da Republica eleito em Democracia, o General Ramalho Eanes, com o Doutoramento Honoris Causa.

Com raízes na região da Beira Interior, António Ramalho Eanes, destacou-se na defesa do regime democrático ao assumir a liderança das manobras militares de 25 de Novembro de 1975, que estabilizou o regime democrático e acabou com o processo revolucionário.

Presidente da Republica entre 1976 e 1986 promove, também no plano político, a derrota do projecto revolucionário, e actua como o defensor do funcionamento das instituições democráticas e da estabilização das forças armadas, colocando-as como o garante das escolhas legítimas do povo Português, expressas em eleições livres. Como Presidente da Republica, reorienta a posição de Portugal no Mundo, estreitando as relações com os países da NATO, e reativando, numa nova ordem, as relações do país com os países emergentes das independências das ex-colónias.

A UBI decidiu assim atribuir o grau de doutor honoris causa ao General Ramalho Eanes, pelo seu imenso contributo para a democratização do país e para a sua inserção entre as Nações democráticas e desenvolvidas.

O padrinho será o conhecido escritor Eduardo Lourenço, galardoado com o Prémio Fernando Pessoa 2011.

UBInforma nº 301 | 31 março a 6 abril 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma