UBI no arranque do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo

O programa “Mesa do Canto”, emitido pela TSF no passado dia 6 de janeiro e transmitido a partir do Museu dos Lanifícios, foi o arranque do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.

A abordar este tema e a representar a UBI estiveram três investigadores da Faculdade de Ciências da Saúde, as Professoras Ana Paula Duarte e Assunção Vaz Patto e o Professor Miguel Castelo Branco.

Estiveram também presentes o Professor António Manuel Fonseca, psicólogo doutorado em Ciências Biomédicas e que integra a Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos; na Universidade Católica do Porto e o Dr. Rui Fontes, presidente da direção da Associação dos Amigos da Grande Idade.

Projetos inovadores, multidisciplinares e transversais a várias áreas do saber e que envolvem a população idosa já estão a ser desenvolvidos na UBI, alguns dos quais são candidatos a financiamento de linhas de investigação do Programa MaisCentro. Com estes projectos, a Universidade da Beira Interior poderá colmatar a escassez de investigação existente na área do envelhecimento.

Outros temas debatidos no programa dizem respeito à responsabilidade social das Universidades e à grande necessidade de se caracterizar e monitorizar a população idosa, uma vez que existe um certo desconhecimento sobre como se envelhece em Portugal, apesar das elevadas taxas de envelhecimento da população. A problemática relacionada com as Instituições de Acolhimento de Idosos (lares) e aspetos psicológicos do envelhecimento, foram também abordados no sentido de se reunirem esforços para dar mais vida aos anos.

Para ouvir o programa:

UBInforma nº 290 |14 a 20 janeiro 2012